chumbadasNa nossa matéria anterior, o ABC da Pesca abordou os tipos de linha para pesca e, hoje, falaremos um pouco sobre os chumbos ou como a maioria conhece, chumbadas.

Popularmente conhecidas as chumbadas tem como função auxiliar os arremessos contrabalanceando o peso para que se consiga arremessar onde se quer ,além, de manter a linha esticada e proporcionar maior velocidade nos lançamentos.

Por ser um metal venenoso sua utilização de forma excessiva pode contaminar as água de forma a interferir no meio ambiente e prejudicar a natureza, portanto, já existem outros tipos de materiais que possuem a mesma função.

Mas, como a maioria dos pescadores utilizam este sistema, falaremos um pouco sobre os tipos de chumbada.

No mercado estão disponíveis vários formatos de chumbo com pesos diferentes onde, cada um tem uma finalidade diferente.

Em locais que possuam fundos arenosos as chumbadas são úteis para manter a linha esticada e no lugar que se pretende. Dependendo da correnteza e das ondas estes chumbos podem vir com hastes de fixação.

Já nos locais que são caracterizados por rochas as chumbadas precisam ter um formato que não enrosque com facilidade ou que possam ser facilmente desprendidas de possíveis enroscos.

Quanto a pesca embarcada, as chumbadas precisam ser longas para que quando entrem em contato com a água gerem menor resistência para que afundem mais rapidamente e para que ao serem retiradas não “pulem” da água de forma perigosa.

Para quem costuma ou pretende pescar com qualquer tipo de bóia, as chumbadas são aliadas e servem como um peso ou pêndulo, ancorando a bóia em determinado lugar.

Formatos:

Oliva : Talvez a mais utilizada pelos pescadores. Possui baixo atrito entre a água e o ar, não são indicadas para lugares com correnteza já que saem rolando com a força dela. São muito boas em locais com fundos rochosos ou arenosos pois não enroscam com facilidade.

Gota: Possuem a mesma indicação que a chumbada de oliva, podendo ser utilizada nas mesmas situações.

Gota Quadrada: Excelente utilização com terrenos arenosos ou rochosos e com pouco atrito com o ar e a água.

Pirâmide: Indicada para locais que possuam correnteza porém com mais atrito em relação à água e o ar. Podem enroscar em locais com rochas.

Pirâmide Côncava: Basicamente com as mesmas qualidades e restrições da pirâmide normal.

Pirâmide Triângulo: Boa para locais com correnteza e fundos de areia. Não indicadas para locais com rocha. Exercem menos atrito com o ar e a água se comparadas as demais pirâmides.

Bomba: Não indicadas para correntezas porém ótimas em terrenos arenosos e rochosos, com puco atrito com ar e água. 

Bomba com Alça: Baixo atrito com água e ar, não aconselhável para correntezas e terrenos rochosos,porém, boa com fundos de areia.

Bomba com Garras: Excelente para correntezas pois se fixam em determinado local. Exercem baixa resistência com o ar e a água e não indicada em rochas.

Torpedo: Ideais para locais arenosos e não em correnteza e rochas. Baixo atrito com água e ar.

Além destes formatos, podem ser encontradas no mercado, chumbadas com forma de carambola, amêndoa, pião, com argola, sem argola, enfim, são infinitas as possibilidades de chumbo. Por isso, a priori, cabe ao pescador saber escolher o chumbo de acordo com a vara e o local da pescaria.

Dica: É preciso ficar atento na hora da utilização das chumbadas para que o peso escolhido esteja dentro dos parâmetros de fabricação da vara de pesca. Se o peso por ventura for maior poderá ocorrer a quebra de seu equipamento, portanto, cuidado e observe os dados contidos na haste antes do arremesso.

Lembramos que é necessário cuidado na hora dos arremessos com chumbada para que não ocorra nenhum acidente. Confira a colocação e fique atento ao redor para verificar se não machucará ninguém ao lançar a linha.

Gostou da nossa matéria? Então aproveite e deixe seu comentário.


Não percam, na próxima semana tem mais ABC da Pesca.

Total 8 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

15 thoughts on “ABC da Pesca – Chumbadas

Deixe uma resposta

CLOSE
CLOSE