minhavaraNo nosso ABC da pesca da semana passada vimos como solicitar a emissão da licença de pesca e nessa nova matéria começaremos a falar sobre equipamentos. Começaremos com nossa tão querida vara de pesca.

Equipamentos – vara e suas partes.

Sabe-se que a vara de pesca é um equipamento dividido em várias partes e, cada uma delas, tem sua razão de ser e de estar onde está. Mas, infelizmente, por a maioria das varas serem importadas para nosso país, estas tais partes levam nomes em inglês. Justamente por este motivo, vamos explicar cada uma delas nesta matéria.

A primeira coisa a se observar é que uma vara pode ser diferente de outra e, muitas vezes por questões de marca e design, as partes não estejam tão reconhecíveis, mas, existem.

VARA_ESPECIFICAÇÕES

Este desenho nos mostra onde está localizada cada parte. Agora vamos ver para que servem.

Butcap: esta peça que normalmente é feita em e.v.a tem a função de proteger a vara quando a colocamos em pé, evitando que elas trinquem, além de vedar o cabo da vara e o blank para que nenhuma sujeira penetre na vara atrapalhando seu desempenho.

Reargrip: é o que as pessoas normalmente chamam de cabo, onde se segura à vara para manuseá-la. Não é certo dizer que esta parte é o cabo, já que ele é composto por várias partes que veremos agora.

Reel seat: é onde fixamos os molinetes ou as carretilhas. Tem muitos formatos e pode ser independente do “foregrip” ou com encaixe rosqueável. No reel seat fica localizado o gatilho, uma espécie de ponteira que serve de apoio para as mãos.

Foregrip: a parte da frente do cabo, que pode ser fixa, servindo como apoio no trabalho da vara ou rosqueável, onde exerce também a função de fixar o molinete ou a carretilha.·.

Winding check: é um anel de borracha ou metal que da um melhor acabamento à vara e, pode ainda, servir para melhorar a aerodinâmica da vara em si.·.

Blank: também chamado de “haste”. Muito importante já que a maneira como é confeccionada é que determina a ação da vara: lenta, média, média rápida, rápida e extra rápida. O blank também é responsável pelo poder da vara, ou seja, a quantidade de esforço que ela suporta. Ex: 10 a 15 libras.··.

Ainda na vara, temos os famosos passadores, que são argolas por onde passamos a linha no decorrer do blank. Os passadores tem função primordial e podem ajudar ou atrapalhar, um bom arremesso na pescaria. Por isso teremos uma matéria dedicada só aos seus tipos e modelos.

Aguardem!
Total 6 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

4 thoughts on “ABC da pesca – Partes da vara.

Deixe uma resposta

CLOSE
CLOSE