Logo ABCOlá Pescadores,

A partir de agora o site Pesca Alternativa traz para vocês uma maneira simples de entender alguns conceitos e temas sobre este esporte amado por tantos, e que muitos passarão a amar.

Neste link você poderá tirar dúvidas básicas e simples sobre pescaria, tipos de materiais e de como utilizá-los da melhor maneira.

 

O que é Pesca Amadora

A Pesca Amadora, também conhecida como pesca de lazer, trata-se de um esporte, praticado por pessoas que não dependam dele economicamente e pode ser considerado como um hobby. (Portaria IBAMA 1.583/89)

Para praticar é necessário que o pescador tenha ao menos uma vara, contando ainda com o uso de carretilhas ou molinetes, linha de pesca e anzol. Este material pode ser utilizado tanto em água doce, salgada ou salobra com o auxílio de iscas.

Quem quer praticar este esporte e não reside próximo a regiões costeiras ou que contenham lagos, represas ou mangues terá a opção de frequentar os chamados pesqueiros, que possibilitam ao pescador a prática do esporte sem precisar viajar longas distâncias.

O que é Pesca Esportiva

A Pesca Esportiva possui definições diferentes. Alguns dizem ser a prática do PESQUE-E-SOLTE, outros dizem ser a não utilização de certos materiais, e por aí vai. Outra definição diz respeito ao uso específico de iscas artificiais.

Este tipo de isca possui diversos tamanhos, formatos e cores, além de poder ser produzida de diversos materiais. Através delas pode se pescar em qualquer região, sendo água doce, salgada ou salobra. Sua grande variedade permite fisgar uma gama enorme de peixes. Para saber como a Lei trata esta definição veja o Decreto-Lei 221/67.

Para ambos os tipos de pesca é necessário que se pague uma licença fornecida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

Na próxima semana você vai saber tudo sobre esta licença e te mostraremos tudo que é preciso para tirá-la. Até lá.

Total 11 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

19 thoughts on “ABC da pesca – Pesca Amadora e Pesca Esportiva

  1. Fernando says:

    Thanks for your comments, Lara & Laura, Jon & Jethro. It’s alyaws a good sign that a text can be approached from such different readings.To me, this extract has a strong rhythmical presence. It not only portraits the daily routine of a Portuguese housewife and mother in the 1980s but has also this powerful, silent and self-contained, systematic approach to her surroundings; a strange repetitive mechanism pushes the day forward and presents the reader with common, almost banal, day-to-day situations, that through repetition begin to achieve claustrophobic proportions. When the mother finally sits down for a second, she thinks of a poem by Cese1rio Verde, of sepulchral buildings, the size of hills’ there’s a sense of impending catharsis, of towering claustrophobia, and of a deep, mournful, impotence. The fact that she picks up the book and yet decides not to open it confirms this feeling of helplessness; The fact that she stocks up the freezer and the food cupboard, thinking ahead, so that the family will have something to eat while she’s at the hospital confirms the lack of control she has over her illness; The fact that her husband and the son take her role as a housewife for granted confirms her silence. This piece is good with silence. It is tense and palpable; the sense of the unresolved is left open for us to fill in the blanks.This novel is filled with loose ends and is written in a bold, refreshing style. I agree with Jethro, writing breathes easily here.

  2. Anônimo says:

    assisto este programa e não e de hoje só acho que deveria fazer mais matérias para o publico mais pobre,pocha só se fala agora de mato grosso amazonas argentina ,pô não e todos que podem fazer pescarias desse porte,vamos investir mais em canal aqui da baixada mais praia poxa eu adoro pesca de praia sou fã do Vladimir eu acho esse cara o melhor desta modalidade ,pesca de rodada nos manguezais,falar mais desse super peixe que na minha opinião e´o mais esportivo do mundo o grande robalo,bom mais em fim eu adoro esse programa deixo aqui um grande abraço a todos.

  3. Anonymous says:

    sou fa de pesca alternativa,não perco um domingo siquer,mas sou cru em materia de pescaria,gostaria de aprender sobre tamanhos das varas,se as varas telescospicas de 1,60m são boas para pesca amadora,quais tipos de iscas artificiais devemos usar para beira de praia,costoes,tipos de molinetes e tambem o certo de como arremessar alinha na água e tambem como encher um molinete de linha e como coloca-lo na vara e a passagem nos passadores e demais materiais que se devem ter numa linha para pesca de isca artificiais,seria ótimo se tivessem video ou uma publicação ensinando o baba da pescaria,pois assim como eu existem diversas pessoas qua amam a pesca mas nada conhecem,moro no rio de janeiro e aqui não tem nenhum instrutor ou escola de pesca,como existe em s.paulo, paulo roberto magalhaes robertomagalhaespaulo@yahoo.com.br

  4. Anonymous says:

    Como tem dicionário de computador para iniciantes e leigos seria muito útil criar um dicionário para pesca o que facilitaria o acesso as palavras ,principalmente as em outros idiomas para sabermos o que é, exemplo snap.

  5. wilson says:

    É isso ai, adorei a ideia da materia ABC da pesca esportiva, enganasse que essa materia é para quem não sabe ou nunca pescou.Tem pescadores que praticam a pesca há muitos anos, mas não percebem a importancia de manter o meio habiente sadio. Lembrando que o peixinho de hoje e o trofeu de amanhã. Parabéns pela idéia.

    • Javi says:

      pollyana escreveu: doumcent.write(’10 de junho de 2011 as 2:15′); maravilhoso e9 o sonho de consumo da maioria. estou pensando em trocar, tenho uma palio wilkend duologic 2010/2010 prata,e estou a fim de trocar em um honda 2011 o q vcs acham? vou fazer besteira? Cle1udio Nantes escreveu: doumcent.write(’11 de novembro de 2012 as 21:50′); Concerteza a opce3o de trocar seu Palio por um Honda e9 uma excelente escolha A honda Oferece um carro de luxo seguro potente e economico por muito pouco e9 um carro maravilhoso eu recomendo, quando voce entrar dentro de um nunca mais vai querer outra marca .. Carro e9 Honda Civic! Vai em Frente!

Deixe uma resposta

CLOSE
CLOSE