Dicas e Detalhes Importantes para um Longo Arremesso com Molinete na Pesca de Praia

 

Olá meus amigos, como vão vocês? Espero que muito bem como sempre!

Pessoal, a matéria de hoje não vai ser muito longa, mais as dicas que vou passar são de extrema importância para um ótimo arremesso com molinete na sua pescaria de praia.

São dicas que vão ajudar a arremessar mais distante e também vai ajudar a evitar aquela arrebentada de linha que ninguém gosta na hora do arremesso!

Então, vamos as dicas? Atenção aos pequenos detalhes, por favor!

DICA 1)

EVITANDO QUE A LINHA ARREBENTE

Pessoal, notem isso é apenas um pequeno detalhe, mais é a diferença entre você arrebentar a linha ou não em um arremesso longo na praia.
Digo arremesso longo pelo seguinte, não estou nesse caso mencionando uma pescaria na beira de praia, e sim aquela pescaria de longa distância onde utilizamos uma vara de 3.60 ou 4.20m por exemplo com um cast pesado de por exemplo, 150 a 250g e consequentemente uma linha bem fina. É claro que no caso a linha para ir bem longe é melhor que seja a mais fina possível, mais nesse caso estaremos utilizando um arranque, então a linha fina não irá atrapalhar o arremesso.

Então notem, você está utilizando um conjunto pesado, molinete, 5000 ou 6000 mil, chumbada de 200 gramas, vara de por exemplo 3.60m, etc, e efetua o arremesso querendo jogar a chumbada o mais longe possível, a 130 ou 150 metros, e de repente PAHHH, (pahh é o som da linha arrebentando tá?) kkkk… ai você pergunta, ué, o que eu fiz de errado já que o material está todo correto, e inclusive estou usando um arranque com linha 0,40???

Olha o detalhe que faz toda diferença bem aí abaixo: (Bobina Recolhida) ERRADO.

0043178935798_M939507019675099molinete-michel

 

Notaram? Viram que é apenas um pequeníssimo detalhe? Veja as fotos. As bobinas dos molinetes estão recolhidas.
Sim, esse detalhe muitas vezes faz a linha prender na alça e a linha arrebenta. Sim, isso acontece muito frequentemente quando estamos usando um material pesado e principalmente uma chumbada pesada de por exemplo, 200g.
Agora veja fotos do pequeno detalhe da maneira, (Bobina Estendida) CORRETA.

-maruri-gh-7000-ideal-para-pescas-de-praia-long-cast-13827-MLB2975193100_072012-ORISN-New-Super-Big-Spool-Reel-Long-Casting-Spinning-Fishing-Reel-With-Full-Metal-Handle-ForFishing-Reel-Spinning-Reel-TF8000-9000-4-7-1-Metal-Big-Spool-Ocean-Long-Shot-Round

MAH00769.MP4 - Reprodutor de Mídias VLC

 

Notaram? Viram a bobina estendida ao máximo? Dessa forma a linha NÃO tem contato com a alça e consequentemente não vai arrebentar a linha no arremesso.

Pessoal, não estou dizendo que nunca mais vai arrebentar, mais por esse motivo pelo menos não vai, e garanto que vai diminuir em pelo menos 90% as arrebentadas. Está bom assim né? Rsrs.

Essa dica aí acima para mim é uma das mais importantes amigos, mais notem, se você fizer uma pescaria de beira de praia, com material leve, etc., ai não tem problema ok? eu estou falando aqui nessa matéria exclusivamente para arremessos bem longos onde além de aplicarmos a técnica temos que aplicar uma certa força.

DICA 2)

AJUDANDO O ARREMESSO IR MAIS LONGE

Ok, agora vamos ajudar a chumbada a chegar láaaaaaaaaaa…… longe rsrs.

Alguns detalhes, então, primeiro, não esqueçam de aplicar a técnica acima ok? E uma outra dica que ajuda muito em um arremesso bem longo é a linha. Lembram que eu mencionei acima sobre linha fina? Então, na pescaria de praia para um bom arremesso é necessário que utilizemos uma linha fina, isso ajuda e muito que a linha corra e leve a chumbada lá pra longe. Então qual a linha que eu recomendo? Bom, isso pode variar um pouco e ir de acordo com o gosto do pescador ok? Mais eu recomendo que você use uma linha que varie entre 0.18 e 0.26 no máximo, mais pra mim a 0.26 já está um pouco grossa. O ideal é de 0.18 a 0.22 ok?

Eu vejo na praia muitos pescadores usando linhas, 0.30 0.35 etc, bom, é claro que nunca vai conseguir jogar láaaaaaaaaaaaaaaa….. rsrs longe, mais é claro que vai conseguir pescar. Mais se objetivo é arremessar lá fora, como eu já mencionei, e ir atrás dos peixes grandes, essa matéria é um conjunto de pequenas dicas no MOLINETE apenas, que ajudam a efetuar um ótimo arremesso para longa distância.

Ahh, não esqueçam, nesse caso estamos usando no nosso molinete, uma linha 0.22 por exemplo, e uma chumbada de 200g. é claro que se você prender a chumbada direto na linha e arremessar vai arrebentar correto? Então não vamos esquecer do LIDER, ou ARRANQUE.

Bom, o arranque, esse pode ser feito de duas maneiras. A maneira mais econômica e menos eficiente é você prender na linha 0.22 que está saindo do molinete, uma linha por exemplo 0.30 e depois ir colocando outras linhas de espessuras diferentes dando pequenos nós de união até chegar a uma linha 0.40 ou 0.50 Lembrando que a espessura entre uma linha e outra não deve ultrapassar 10mm.

image004

Ok, digo que essa primeira maneira não é muito eficiente pois, você vai estar dando vários nós na linha e isso em primeiro lugar, dá uma atrapalhada no arremesso, além disso, enfraquece o arranque já que iremos ter vários pontos na linha com nó, e cada ponto com nó sempre é um elo mais fraco na linha.

Então qual seria a forma correta? Pessoal, aí seria a linha de arranque cônico, direta e sem nós.

Que linha é essa? Bom, nesse caso você pode fazer a sua ou comprar pronta.

Humm, fazer a minha linha de arranque cônico? Como? Aí EU digo, HUMMMM, hahaha. Pessoal, nessa matéria não dá para explicar como fazer uma linha de arranque sem nós já que é bem complicado de explicar em poucas palavras, mais quem sabe eu mostro para vocês futuramente em uma outra matéria escrita, ou até mesmo em um vídeo como fazer tá? Já que as linhas são coladas com uma cola especial para isso, usa um bastidor etc., é um pouco complicadinho.

matsolda01

Mais em breve posso sim gravar um vídeo para vocês e soltar aqui ok? Se quiserem é só falar abaixo nos comentários.

Então a melhor opção é você comprar uma linha de arranque progressivo pronta de fábrica. E que é a vantagem nisso? Qual a vantagem dessa linha?

Bom, em primeiro lugar ela não tem absolutamente nenhuma emenda, só aí nesse detalhe a linha já é bem mais segura. Outra vantagem é que a linha começa bem fina, geralmente iniciando em 0.18 e indo até 0.57.

Ah, e não vem apenas um arranque no carretel não ok pessoal? Geralmente vem 10 arranques progressivos com 15 metros cada.

lider 1 lider 2 lider 3

 

E por fim, procure sempre utilizar molinetes nos tamanhos, 4000, 5000 ou 6000 mil, mais SEMPRE utilizando molinetes que sejam modelos LONG CAST, pois esse tem as bobinas especificas para longos arremessos.
A diferença básica é que além de caber muito mais linha, coisa que também ajuda no arremesso longo, também tem um formato diferente na bobina, que é um formato cônico.

Veja abaixo a diferença de um molinete com bobina normal, e o outro com um modelo Long Cast. Note que o modelo long cast. Tem uma bobina com uma maior capacidade de linha, além de a bobina ser cônica favorecendo assim a saída da linha, consequentemente proporcionando assim um longo arremesso.

 

Agora veja abaixo apenas as bobinas e a diferença nos tamanhos e formatos: A do meio é a mais ideal para praia.

41tn7TB0oiL._SY355_GT6000-Metal-Spool-Spinning-Reel-Spool-Fishing-Reel-Spareparts-Accessories-Long-Cast-Spoolimages

Então foi essa a dica de hoje pessoal. Espero que tenham gostado e coloquem as dicas em pratica pois, vocês vão ver a diferença que vai fazer e como vai aumentar a produtividade na pescaria!
Ficou com alguma dúvida? Comentem aí abaixo que vou respondendo a todos o mais rápido possível.

Amigos, nos vemos em breve com mais uma matéria pra vocês! Um abração a todos e vamos pescar galera!!! 😉

Por: Marcelo Berlinski

Total 43 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

CLOSE
CLOSE