(uma excelente pescaria para costões).

pv2

 

Por: Marcelo Berlinski

Olá pessoal como vão vocês? Espero que cada vez melhores! 😉

Pessoal, vamos falar hoje bem rapidinho de um sisteminha de pesca que funciona muito bem para, principalmente, aqueles dias que os peixões não querem aparecer. Vamos falar hoje sobre o sistema JOGADINHA.

Mas o que seria a jogadinha?

Jogadinha geralmente usamos um material bem leve e pescamos na beira da praia ou ainda de preferência em um costão de pedras. Essa pescaria por pior que esteja o dia sempre acaba saindo alguns peixinhos!

Em primeiro lugar vamos ao material a ser utilizado.

VARA:

Devemos utilizar uma vara leve de aproximadamente 1:80 a 2 metros. Pode ser uma vara telescópica que funciona ainda melhor, ok?

MOLINETE:

O molinete pode ser o micro ou o pequeno, mas precisa ser compatível com a vara. De preferência a um molinete micro.

LINHA:

A linha deve ser bem fina, algo do tipo 0,18 a 0,22 de preferência de monofilamento já que estou falando sobre pescaria no mar. Não precisa ser um molinete long cast já que essa pescaria é para beiradas ou nas pedras em um costão.

ANZOL:

O anzol pode ser, por exemplo, um modelo shinu número 12

CHUMBADA:

Essa deve ser bem leve, também de acordo com o peso do seu conjunto de vara e molinete para que possamos sentir a batida do peixe na mão, pois essa pescaria é feita com a vara na mão o tempo todo.

ARRANQUE:

Não é preciso utilizar um arranque na linha já que nós iremos pescar bem perto e a chumbada será leve, não vai arrebentar no arremesso. Caso você vá pescar em um costão com muitas pedras, só para garantir pode fazer um arranque de flúor pois o atrito com as pedras é praticamente uma certeza.

ISCA:

A isca pode variar muito. Eu, por exemplo, sempre dou preferência ao camarão e a lula, mas você também pode utilizar outras iscas como, tatuí, sardinha, até a baratinha de praia se tiver no local.

COMO É FEITA A PESCARIA:

Simples e fácil…

Monte seu material, coloque a isca de sua preferência e execute o arremesso que não precisa ser longo. Assim que a chumbada bater na água e chegar ao fundo o segredo é SEMPRE manter a linha esticada e a pescaria com a vara na mão. Logo você sentirá algumas beliscadas pois geralmente nesse tipo de pescaria se pega peixes menores, aqueles para salvar o dia, rs.  Bom, assim que você sentir uma beliscada mais firme efetue uma fisgada rápida e seca, pois assim é quase certo você conseguir pegar alguns peixes.

MAS QUE PEIXES POSSO PEGAR NESSA MODALIDADE?

Na jogadinha a pescaria é sempre uma surpresa pois é bastante variada as especies de peixes que podem bater no anzol. Podemos citar alguns exemplos como, carapicus, carapébas, marimbás, enxovetas, cocorocas, xereletes, papa-terras, entre varios outros peixes. Realmente é bem variado e divertido!

 

É isso pessoal, aproveite e leve alguns desses peixinhos para fazer um tira gosto que são ultra saborosos!!!

Espero que tenham gostado de mais essa matéria e daqui a quinze dias to por aqui outra vez. 😉

Um abração a todos e qualquer duvida podem efetuar as perguntas no espaço abaixo que terei um grande prazer em responder a todos.

Até a próxima!

Por: Marcelo Berlinski

Total 7 Votes
1

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

3 thoughts on “Retrospectiva: JOGADINHA UMA PESCARIA SIMPLES E EFICIENTE!

Deixe uma resposta

CLOSE
CLOSE