O peixe redondo engoliu a isca?

É comum acontecer na pesca de redondos (Pacus, Tambaquis, Patingas) que o peixe acabe engolindo o anzol, principalmente se a isca utilizada é uma isca natural, como massas, salsichas, entre outros.

A grande questão deste acontecimento para a sobrevivência do peixe ou não é justamente a forma como o pescador acaba manuseando. É simples, se o pescador esportivo ficar cutucando um alicate de bico onde o peixe embuchou (quando a isca vai parar no estômago do peixe), isso vai além de estressar o peixe, causar danos irreparáveis no interior da espécie, normalmente causando a morte.

A melhor forma já estudada é realmente cortar a linha e deixar com que o organismo acabe expelindo o ser estranho do corpo. Normalmente segundo biólogos o organismo do peixe demora cerca de 5 a 20 dias para oxidar o anzol e colocá-lo para fora. Este processo pode demorar mais dependendo do tamanho do anzol, se tem ou não fisga e do lugar onde está dentro do organismo.

Os fabricantes de anzóis hoje em dia fazem seus produtos justamente para oxidar o quanto antes caso isso aconteça. Cada dia mais a preocupação com os peixes na pesca esportiva vem se destacando, e isso na minha opinião é um ponto positivo para a preservação e manutenção das espécies em pesqueiros, rios lagos e até em mares, onde os equipamentos são mais pesados e costumam ser mais resistentes.

A preservação é a melhor opção para quem gosta da natureza e da proliferação das espécies. Fazendo produtos cada vez mais ecologicamente corretos, se tem consequentemente um maior giro de capital para a modalidade da pesca, aumentando ainda mais a pressão para a preservação.

Total 24 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

5 thoughts on “O peixe redondo engoliu a isca? Corta o anzol!

Deixe uma resposta

CLOSE
CLOSE