Olá pessoal, como vão vocês? Espero que bem como sempre!

Amigos, vamos falar hoje sobre rotores para pesca de praia? Não estou me referindo a rotores / destorcedores que são utilizados na ponta do chicote para evitar que o mesmo fique retorcido e sim os rotores utilizados para prendermos as pernadas dos chicotes.

Bom, vocês irão reparar que eu estou mostrando em algumas fotos rotores feitos de miçangas e outro feito com o rotor engate rápido e um outro feito com um destorcedor do tipo usado para evitar que o chicote fique retorcido.

IMG_20150303_125648660

Então podemos perceber que existe uma boa variedade de rotores que já vendem prontos como o de engate rápido, mas temos outros modelos que podemos fazer em casa como esses de miçangas por exemplo.
Sim, os de miçanga já são vendidos em algumas lojas de pesca mas caso você não os encontre pode ser facilmente confeccionado em casa utilizando uma miçanga comum dessas vendidas em lojas de bijuterias.
Veja abaixo alguns modelos que possuo na minha caixinha de miçangas:

IMG_20150303_144917516

No caso para fazer os rotores de miçangas eu só recomendo que as miçangas sejam um pouco compridas para poder fazer o furo e que seja de plástico por exemplo pois se for de pedra por exemplo fica muito difícil fazer a furação.

Não tem mistério, para fazer seus rotores de miçangas você vai precisar apenas das miçangas, um alicate para segurar as miçangas pelas pontas e um Dremel um uma furadeira com uma broca de 1mm. Ou se preferir pode fazer essa furação com um alfinete de cabeça aquecido em uma vela por exemplo, ai basta encostar na miçanga que a mesma vai derreter formando o furo. Lembre-se que o furo deve ser feito no meio da miçanga e atravessa-la até o outro lado.

alfinete de cabeça

Nessa imagem veja como fica na montagem já no chicote:

IMG_20150303_133410744 IMG_20150303_133507410

 

Já nessa outra foto veja como fica a montagem utilizando o destorcedor de chicotes. Veja que é preciso utilizar pequenas miçangas e um nó de correr de cada lado para prender essa pernada.

IMG_20150303_133755932

 

 

Nessa outra foto veja o modelo com engate rápido:

IMG_20150303_133624125 IMG_20150303_133710593

Existem outros tipos de rotores que podemos fazer em casa utilizando uma boa variedade de materiais, mais esses que estou apresentando com certeza são os mais eficientes e seguros.

Falando em segurança, todos esses modelos são extremamente seguros mas caso você vá pescar em alguma praia ou costão e sabe que os peixes lá são grandes eu recomendo utilizar o modelo que usa o destorcedor de chicotes como rotor pois esse sim é o mais seguro e de maneira alguma irá quebrar. A sua linha pode até arrebentar com o peso do peixe mas esse rotor com certeza não vai quebrar.

E sobre praticidade, ai com certeza o mais prático é o modelo com engate rápido já que entre uma troca de anzol e outra basta retirar a pernada do rotor e encaixar outro apenas passando o nó na abertura e prendendo o nó nessa cavidade.

Amigos, espero que tenham gostado da dica de hoje que é bem voltado principalmente para os pescadores de praia, mais com certeza pescadores de outros locais podem utilizar esse sistema com muito sucesso pois além de facilitar muito na pescaria evitando que as pernadas enrolem no chicote, deixa o sistema muito seguro.

Até a próxima e vocês já sabem…
Linha na água e VAMOS PESCAR 😉

 

Total 9 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

8 thoughts on “Os variados tipos de rotores para pesca de praia, por Marcelo Berlinski

  1. Ronaldo Kl says:

    Grande Marcelo, td certo ai?!!!
    Sempre trazendo boas dicas para a pesca de praia que com certeza também servem para outros locais. Bacana o sistema com miçangas e muito fácil de serem confeccionadas gostei e vou fazer. VLW !!!
    Abraço 🙂
    Obs: Senti sua falta na Feipesca deste ano heim !

    • Marcelo Berlinski says:

      Olá Ronaldo,
      Tudo certinho?
      Que bom que gostou da dica.
      Obrigado amigo!
      Sim, faça que é bem pratico e tenho certeza que vai gostar bastante do sistema.
      Depois conta como ficou tá?
      Forte abraço e continue ligado nas minhas matérias 😉

    • Marcelo Berlinski says:

      Olá Arnaldo,
      Como vai você?
      Arnaldo, a perdana varia muito o tamanho.
      No caso estou me referindo a uma pernada de chicote para pesca de praia.
      depende do peixe que voce deseja pegar. Por exemplo se deseja pegar peixes pequenos como por exemplo papa-terras, cocorocas etc, pode usar pernadas de uns 30cm mais ou menos. Agora se quer tentar peixes maiores como corvinas por exemplo, eu recomendo pernadas com aproximadamente 1 metro ok?
      Essas pernadas bem longas deixam a isca mais solta, mais natural favorecendo a pesca dos peixes maiores!
      Qualquer coisa é só perguntar.
      Boa pescaria 🙂

Deixe uma resposta

CLOSE
CLOSE