Polêmica: Repovoamento de espécies exóticas

Muito se fala quando se diz respeito ao repovoamento de espécies exóticas nos rios, lagos e demais lugares. Isso é um fato que acontece a décadas no Brasil e que dificilmente pode ser alterado. Espécies como a tilápia, tucunaré, bagre africano entre tantos outros peixes foram introduzidos e acabaram dizimando as espécies nativas dos lugares, em específico neste post, da região sudeste do Brasil, onde a maioria dela é banhada pela bacia do Rio Paraná.

OBJETIVO

Como está no vídeo acima, Alexandre Licione da cidade de Limeira – SP trabalha neste ramo de psicultura. Neste vídeo o encontrei por acaso na cidade de Americana – SP onde na represa da Praia dos Namorados ele estava pescando tucunaré para levá-los ao seu laboratório e repovoar esta espécie.

PONTO CHAVE

Este post obviamente não incentiva a prática de introdução de espécies exóticas, porém, há uma questão importante a se levantar. O objetivo nosso (meu, do Alexandre e de tantas outras pessoas) é justamente a preservação e o crescimento deste conceito entre as gerações. Essa prática já foi feita a muitos anos e não acreditamos que a extinção dessas espécies resolveria também os problemas.
Segundo estudiosos a grande causa dos desastres naturais e também do consequente desaparecimento das espécies de peixes do Sudeste e também do restante do Brasil é a construção das Hidrelétricas, que acabam alterando o percurso natural e extinguindo os peixes nativos.

ESCLARECIMENTO

Não queremos causar polêmica, sabemos que a maioria dos biólogos são contra este tipo de procedimento, mas neste caso, é somente um repovoamento de uma espécie já introduzida a muito tempo, além de um estudo que será feito por um biólogo da cidade.

Daremos continuidade nesta matéria indo conhecer o Pesque House e o laboratório, justamente para trazer mais curiosidades deste meio aqui no Pesca Alternativa.

Total 14 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

6 thoughts on “Polêmica: Repovoamento de espécies exóticas

  1. Felix pires says:

    eu minha opniao se houvesse um controle e fiscalização melhor no brasil teríamos um Pais numero 1 em turismo ecológico e de esportividade nossa quantas de espécies de peixes esportivas nos temos. e lugares pra se visitar se tivéssemos linhas férreas pra viajar de um estado a outro como na europa . então voltando ao assunto os criadores deveriam a cada 1000 alevinos 100 fosse devolvido a natureza de todas as espécies . e com isso pagariam menos imposto , e isso como pagamos pra empresa de agua tratar o nosso esgoto que e tratado mas jogado no tiete que nunca e despoluído esse e o maior cumulo da burro politica nesse pais ….

Deixe uma resposta

CLOSE
CLOSE