Por: Marcelo Berlinski

Olá, meus amigos leitores do Pesca Alternativa, como estão vocês? Espero que bem, como sempre!

Amigos, quero falar hoje sobre o arranque na pesca de praia. Pra quêserve? Tem apenas uma única utilidade? Como fazer o seu arranque?

Vamos nessa?

Bom, em primeiro lugar, eu quero falar o por que devemos sempre utilizar o arranque na nossa pescaria na praia.

shock-leader

Na verdade, o arranque não tem apenas um motivo principal, mas são dois os motivos para sua utilização, que são:

  •  Primeiro lugar: devemos utilizar o arranque no arremesso. Por que é tão importante o arranque nessa hora? Bom, quando pescamos na praia geralmente utilizamos um molinete long cast que cabe muita linha pois o principal objetivo é jogarmos a isca o mais longe possível correto? Ok, e nesse molinete geralmente utilizamos uma linha muito fina e uma chumbada muito pesada, algo como por exemplo, uma linha 0,18 a 0,22 por exemplo, e uma chumbada, de umas 130 gramas. Se fizermos o lançamento na tentativa de atingirmos uma longa distância com essa chumbada diretamente utilizando uma linha 0,18 é certeza absoluta que o que vai acontecer é que a linha vai arrebentar na hora e bye bye chumbada. Para evitarmos isso, utilizamos o famoso arranque. Ok, então é só por causa do lançamento que eu preciso do arranque? Aí eu falo, claro que não rsrs. Tem o segundo motivo na utilização do arranque!
  • Segundo lugar: mas não menos importante, o arranque é importantíssimo no recolhimento quando estamos trazendo um peixe, principalmente se for um peixe mais pesadinho. Imaginem a seguinte situação em uma pescaria de praia… você está lá e de repente bate aquela corvina de 4kg, e você está usando apenas uma linha, 0,20 por exemplo, quem sabe, com muita técnica, paciência e tempo, você pode até trazer ela para perto da arrebentação, mais e pra tirar essa encrenca da agua?  Aí entra o arranque pessoal. Vamos usar a imaginação mais uma vez?

Vamos imaginar a mesma situação citada acima, só que agora você está utilizando o arranque, ok? Aí você está trazendo o peixão e quando ele chega na arrebentação, aí sim, começa a verdadeira briga! Todos sabemos que quando o peixe está perto da arrebentação e vê que a coisa está ficando feia para o lado dele, e ele ta sendo realmente puxado para fora da agua, ele junta todas as forças para tentar voltar pro fundo, e ai fica aquele cabo de guerra, você puxa pra cá e o peixe puxa pra lá rsrs. Nessa hora devemos utilizar dois componentes a nosso favor, um que é o arranque em si, ou seja, essa linha mais grossa do que a linha principal que vem do molinete, e o segundo componente que devemos usar a nosso favor são as ONDAS.

Isso mesmo pessoal, quanto temos um peixe pesado, brigão na praia na ponta da linha temos que utilizar as ondas a nosso favor. E como fazer isso? Muito fácil, amigos. Digamos que já temos o peixe na arrebentação, e está aquele cabo de guerra que citei, se você puxar o peixe, ou seja, tentar “rebocar” ele quando a maré estiver voltando, isso pode forçar muito o conjunto, a ponta da vara, a própria linha do arranque, o anzol,  pode abrir dependendo do modelo, ou até mesmo, a boca do peixe pode arrebentar e aí, adeus peixe. Então, vamos usar as ondas SEMPRE a nosso favor. Como? Simples. Sempre que a onda estiver vindo em nossa direção, trazendo o peixe em nossa direção,  temos que aproveitar esse momento e recolher a linha, sempre aos poucos e com cuidado, ok?  Você vê que a maré está voltando outra vez, então dê aquela aliviada pro peixe voltar junto com a onda, mas atenção NUNCA deixe a linha afrouxar, pois se isso ocorrer o peixe pode escapar.

Continua tudo outra vez, a maré vem em nossa direção e recolhemos aos poucos, ela volta você alivia, e assim vai até você trazer o seu troféu até a areia! Simples, né?

A pescaria de praia tem alguns segredinhos, mais aos poucos vocês vão pegando eles e depois acaba tornando tudo fácil, até mesmo automático e você faz tudo isso sem mesmo perceber, e apenas curte a pescaria!

Ok, mas como fazer o arranque ou qual arranque comprar?

Vou dar dois exemplos de arranques que você pode utilizar!

Um deles é o arranque cônico VEJA COMO ELE É:

PESCA DE PRAIA - arranque comum, arranque cônico e arranque integrado_2

O que você já compra prontinho e é o melhor que existe. Por que esse é o melhor? Vamos usar a imaginação mais uma vez? Digamos que a linha principal do seu molinete é uma 0,18 mais você quer usar por exemplo uma chumbada de 130 gramas. Uma das vantagens desses arranques prontos é que ele vem em carreteis com 10 unidades de arranque, e vem geralmente em partes de 15 metros, e a linha dele inicia justamente em 0,18 ou seja, você vai unir a linha 0,18 do seu molinete diretamente em uma linha 0,18 do arranque. Show né? Mais se inicia em 0,18 vai até aonde? Geralmente vai de 0,18 até 0,57 ou seja, está perfeito para colocar aquelas chumbadas pesadas e fazer aquele arremesso com vontade mesmo para chumbada ir láaaaaaaaaaaaaaa fora.

Claro, se você não quiser utilizar a ponta final em 0,57 você pode cortar a linha em mais ou menos 0,50 ou 0,40 não menos que isso por favor ok?

O outro tipo que você pode usar é o de emendas. VEJA COMO ELE É:

hqdefault
(vão ficar algumas emendas assim). Não é muito legal.

Perde um pouco da resistência por causa dos nós que você vai ter que dar para unir algumas linhas! Por isso eu não recomendo muito esse tipo de arranque. Mais se quiser fazer o seu, digamos partindo da linha 0,18 que estamos usando como exemplo, nunca ultrapasse os 10mm de diferença de uma linha para outra ok? Pelo contrário, a chance de arrebentar aumenta muito. Aí você faz umas duas ou três emendas até chegar a 0,40 ou 0,50 ok amigos?

Ah, veja um nó bem facil para fazer essas emendas:

image004

Bom, é isso meus amigos, chegamos ao final de mais uma matéria que escrevi com todo carinho para vocês! Pessoal, podem ter certeza, depois de pescar a segunda melhor coisa nesse meio e vir aqui escrever para vocês e poder passar um pouco do meu conhecimento para vocês amigos. Podem ter certeza que gostou muito e que estou aberto a sugestões tá? Basta comentar abaixo, o que vocês querem que eu escreva para vocês que farei o possível para colocar as matérias no ar o mais rápido possível. Mais não esqueçam, minha especialidade principal é praia, costeiras e tudo que for salgado rsrs. Mais nada impede de quem sabe escrever algo um pouco diferente de vez em quando né? Então, é com vocês amigos, sugiram muitas matérias aí abaixo, até mesmo para facilitar minhas ideias haha.

Vamos ficando por aqui e logo trago mais dicas para vocês ok?

Um abraço forte a todos e não esqueçam, COMENTE, SUGIRAM MATÉRIAS, vai ser muito bacana e importante essa nossa interação! Abração a todos e VALEU!!! 😉

Total 27 Votes
1

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

CLOSE
CLOSE