Traíra

traira
Nome Popular

Traíra

Nome Científico

Hoplias malabaricus

Família

Erythrynidae

Distribuição Geográfica

Bacias amazônica, Araguaia-Tocantins, São Francisco, Prata e do Atlântico Sul.

Descrição

Peixe de escamas; corpo cilíndrico; boca grande; dentes caninos, bastante afiados; olhos grandes; e nadadeiras arredondadas, exceto a dorsal. Possui a língua áspera, com dentículos. A cor é marrom ou preta manchada de cinza. Chega a alcançar cerca de 60cm de comprimento total e 3kg.

Ecologia

Predador voraz, solitário, que pode ser encontrado em águas paradas, lagos, lagoas, brejos, matas inundadas, e em córregos e igarapés, geralmente entre as plantas aquáticas, onde fica a espreita de presas como peixes, sapos e insetos. É mais ativo durante a noite. Apesar do excesso de espinhas, em alguma regiões é bastante apreciado como alimento.

Equipamentos

Equipamentos leves; linhas de 10 a 20 lb.; anzóis de n° 1/0 a 6/0; recomenda-se o uso de empates.

Iscas

Iscas naturais: peixes e miúdo de frango. As iscas artificiais como spinnerbaits, spinners, poppers e sapos de borracha também são muito utilizadas.

Dicas

Ao pescar com iscas naturais, use chumbo acima da isca e bata na água. O barulho atrai as traíras e torna a pesca mais produtiva.

Recorde

1,41kg/3lb 2 oz

Fonte: PNDPA IBAMA

16 pensamentos sobre “Traíra

  1. Anonymous diz:

    Recorde de 1,41kg/3lb 2 oz é piada. Eu ja peguei traira com 6Kg.E seguido capatura-se exemplares com 3,5 a 4kg aqui em São Gabriel-RS

  2. Anonymous diz:

    olá , hj dia 20-11-2012 peguei uma trairão de 5 kilos 56 cm com isca artificial na carretilha que nem é falado por aqui é uma “bocuda” bem grande .jakson araucaria pr

  3. Bruno diz:

    ae feras, na lagoa do meu pai tem somente trairas, nada de trairão, ele tem a lagoa fechada fazem 12 ou 13 anos, e posso garantir que traira passa de 3 kg, já peguei uma de 4,5 kg..pesco somente com artifial na carretilha.

  4. Anonymous diz:

    Ja Peguei de 3kg de 2kg, 1kg….mas já vi maiores de 4kg…acho que vai de acordo com a quantidade de alimentos disponiveis para chegar ao tamanho de 5kg ou 6kg…no Pantanal com a abundancia de alimentos nas lagoas ela chega ha um tamanho legal mesmo, não comparado ao trairão do norte, que passa dos 13kg.

  5. Romeu Costa diz:

    Gostei do comentário, muito útil para quem não conhece, a traíra.
    o mais legal dessa espécie, é quando ela fisga, a briga é boa, as traíras jovens correm para a beirada e as adultas, correm para o meio do lago ou rio, por isso tem que ter cuidado para não enroscar nas plantas e pedras.
    outra pescaria interessante é a de piranhas, espero que a pesca alternativa fale também dessa espécie.
    valeu pesca alternativa.

  6. Anonymous diz:

    Qual o precesso para homologar um recorde? por que não um programa que aborde o assunto? Fica a dica… já que o pessoal do sul poderiam ser os detentores deste recorde…
    Na pescaria com artificiais, sem duvida alguma a traíra é show, pois é muito esportiva, com ataques ferozes , varios saltos e arrancadas após a fisgada, aqui no norte do Paraná, em Kaloré, já pegamos algumas com mais de 3 quilos.

  7. felix kaminski jr diz:

    Sou pescador de traíras do Rio Iguaçu, Usina de Foz do Areia, em Pinhão-PR e já vi muitas bocudas grandes por lá. A maior que já peguei mediu 61 cm e aprox. 4 kg. Então fica a dica pra quem gosta de pescar muitas traíras e lambaris-do-rabo-vermelho. Usina Foz do Areia em Pinhão-PR. Lugar show de bola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.