Piraputanga

piraputanga

Nome popular:

Piraputanga

Nome científico:

Brycon orbygnianus

Ecologia:

Habitam o Pantanal Mato-grossense, onde existem em grande quantidade. Se alimentam de pequenos peixes, frutos, flores e insetos. São facilmente encontradas em poços, corredeiras e embaixo de árvores frutíferas.

Equipamentos:

O equipamento deve ser de ação leve ou média/leve, composto por uma vara para linhas de 8 a 14Lbs, carretilha ou molinete que comporte até 100m de linha de 0,30mm de diâmetro. Deve-se utilizar anzóis número 12 a 16 e pouco chumbo, pois se concentram à meia água.

Iscas:

As iscas naturais mais utilizadas são: frutas da região, peixes pequeninos , vísceras de peixe e milho verde cozido. Caso se queira pescar com iscas artificiais, deve-se utilizar pequenos plugs de superfície, meia água e spinners.

Também pode-se pescar com varas de bambu ou telescópicas, linha de 0,30mm de diâmetro com o mesmo comprimento da vara e anzóis de número 12. Pode-se utilizar bóia ou não, dependendo da profundidade em que se quer pescar.

Dica:

Mantenha a embreagem do seu molinete ou carretilha bem regulada pois, quando fisgada, a Piraputanga dá fortes corridas que podem comprometer a linha. Quanto mais fina for a linha, mais esportiva estará sendo a pescaria.

Melhor época:

Podem ser capturadas durante toda a temporada de pesca no Pantanal, que vai de fevereiro a outubro.

Tamanho mínimo: 30cm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.