Saiba detalhes da espécie Olho de Boi

 

index

Nome Popular

Olho-de-boi/Greater Amberjack

Nome Científico

Seriola lalandi

Família

Carangidae

Distribuição Geográfica

Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá a Santa Catarina).

Descrição

Peixe de escamas; corpo alongado, robusto e um pouco comprimido; pedúnculo caudal com quilha dérmica. A coloração é prateada, azul esverdeado escuro, clareando nos flancos e no ventre. A principal característica é uma faixa escura que se estende da maxila superior, passando pelo olho e alcançando a base da nadadeira dorsal. O olho-de-boi alcança 1,7m de comprimento total e 80kg. Também conhecido como Seriola dumerili.

Ecologia

Peixe pelágico; vive em cardumes pequenos e freqüenta principalmente as águas agitadas dos costões rochosos e recifes. Os adultos são solitários ou formam pares. Alimenta-se de peixes, lulas e crustáceos. É um peixe de passagem e um grande nadador. Na família, é a espécie preferida pelos pescadores esportivos, porque luta bravamente quando capturada. Também tem grande valor comercial.

Equipamentos

Equipamento médio/pesado a pesado. A carretilha é mais apropriada, porque esse peixe briga muito levando vários metros de linha, que deve ser de monofilamento de 20 a 50 lb. Os anzóis devem ser de fortes de n° 5/0 a 10/0.

Iscas

As melhores iscas são as naturais, principalmente sardinha. Outros peixes inteiros ou em filés também dão bons resultados.

Fonte: PNDPA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.