Você conhece o Peixe-Agulha?

 

 

161059O peixe- agulha tem um bico fino, muito parecido com uma agulha, por isso o nome. Existem 60 espécies de peixes-agulha distribuídas por todos os mares quentes e temperados. Algumas vivem em água salobra e se conhece na Amazônia uma espécie de água doce. Curiosamente, o esqueleto dos peixes agulha é azul-turquesa, assim como os músculos, em algumas espécies.

Vamos conhecer detalhes da espécie?

 

 

Nome Popular

Agulha, Agulhão, Agulha, Agulhão, Timbale/Needlefish

Nome Científico

Strongylura marina

Família

Belonidae

Distribuição Geográfica

Regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

Descrição

Peixe de escamas diminutas; corpo alongado e fusiforme; boca comprida, formando um bico com numerosos dentes pontiagudos. As nadadeiras dorsal e anal estão localizadas na mesma posição na parte posterior do corpo e têm aproximadamente o mesmo tamanho. S. marina é prata esverdeado e alcança 50cm de comprimento total. No Brasil ainda ocorre S. timucu mais ou menos do mesmo tamanho que S. marina, mas de coloração cinza escuro e com uma faixa lateral azul prateada bem evidente.

Ecologia

Espécie pelágica que ocorre principalmente em águas costeiras, podendo entrar nos rios. Forma pequenos cardumes, sendo muito rápida e voraz. Alimenta-se principalmente de pequenos peixes. Em algumas regiões é apreciada como alimento.

Equipamentos

Equipamento leve; linhas 0,30 a 0,35 com bóia e rabicho de 50cm após a bóia; anzóis pequenos de n° 14 a 18.

Iscas

Iscas naturais, principalmente pedaços de camarão.

Dicas

Para capturar S. marina normalmente se vê o cardume.

Fonte: PNDPA

Um pensamento sobre “Você conhece o Peixe-Agulha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.