A influência da lua na pescaria

images_thumb[6]Muito se fala sobre a influência da Lua e das marés na produtividade da prática da pesca. As pessoas que têm forte ligação com o mar, sejam elas pescadores ou as que gostam de navegar, sempre verificam as fases da Lua para descobrirem os dias mais indicados. Isso não é mito, nem crença, são conhecimentos imprescindíveis para qualquer pescador esportivo.

Quando a Lua está na fase Nova, existe uma falta de luminosidade lunar que faz com que os peixes fiquem no fundo das águas, período neutro. Na Lua Crescente a luminosidade ainda é pequena e são poucos os peixes que sobem a superfície, período regular. Na Lua Cheia a luminosidade é intensa, fazendo com que os peixes sejam atraídos para a superfície e provocando também um aumento de seu metabolismo e, portanto de seu apetite; um ótimo período. Na Lua Minguante os peixes ainda estão na parte mais rasa das águas, aproveitando o que resta da luz; período bom.

Para uma pesca produtiva, os pescadores seguem o calendário lunar. Se você for sair para pescar, mesmo que seja por lazer, fique por dentro para não precisar recorrer à peixaria mais próxima. Quando for planejar sua pescaria de acordo com a fase da Lua, considere mais algumas coisas:

  • Mudanças severas no tempo têm impa​cto no modo como os peixes se alimentam. Quando uma tempestade ou chuva muito forte está para acontecer ou acabou de passar, é uma boa hora para se pescar.
  • Alguns peixes se comportam de maneira mais feroz e mordem as iscas com mais vontade durante períodos de transição de estações. Na transição do inverno para a primavera e ao final do verão são os melhores períodos de pesca.

 Leia também:

Para que serve a Tábua de Maré

Dicas especiais para pescar Robalo 

Fonte: Portal da Pesca

2 pensamentos sobre “A influência da lua na pescaria

  1. raul nunziato diz:

    Devemos levar emconta que não é só a lua que influencia na pescaria, a temperatura, pressão atmosferica e oxigenação da agua tambem são fatores que não devem ser esquecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.