Retrospectiva 2014: Dicas especiais sobre o Pantanal

 

Primeiro post de 2015! Desejamos a todos os pescadores do Brasil muitas alegrias, belas paisagens, boas pescarias e, claro, muito peixe na linha.

Dando continuidade à nossa retrospectiva, hoje vamos ver uma matéria especial sobre o Pantanal, local muito procurado por pescadores esportivos de diversas regiões.

Leia:

MARÇO A MAIO

Corbis-IH210130-300x198Pantanal inicia a sua vazante em Março e vai até Maio. Neste período a melhor opção de pesca é o Pacu, que pode ser pescado de duas maneiras: de “batida”, nas margens do rio, com vara de bambu e isca de coquinho (tucum – fruta regional), de jenipapo ou de bolinho, mistura de farinha de mandioca, farinha de trigo e ksuco sabor de frutas; ou ainda, com vara e molinete em poços profundos com isca de caranguejo. Chama-se a atenção que para esta pesca é necessário um anzol próprio para o Pacu. Tem-se também a opção da pesca de peixes de fundo de couro e de escamas: o Jaú, o Pintado, a Cachara (o Surubim), o Dourado, o Barbado e vários outros tipos de peixes. É a chamada pesca de rodada (o barco fica solto, descendo a correnteza dos canais) e como iscas, são usados tuviras, mussum e iscas brancas. Neste período é muito apreciada a pesca do Dourado: com iscas artificiais e ou tuviras, e iscas brancas, chega-se aos corixos, onde o Dourado fica, na boca da vazante, a espera de peixes menores (lambari, sauá, sardinha, etc) que saem do mato e ao encontrar a vazante são atacados pelo Dourado.

Nesta época a temperatura é muito elevada, variando de 32 a 42 graus Celsius, o clima é extremamente seco, sem chuvas, e recomenda-se o uso de filtro solar. De final de abril a maio observa-se o fenômeno da “dequada” (cinzas e resíduos das queimadas atingem o Rio Paraguai trazidos dos campos do Pantanal e arrastados pelas águas de chuva).

 

Plumberous IbisJUNHO E JULHO

O Rio Paraguai está com nível mais baixo e estes dois meses se caracterizam pela pescaria de fundo : o Jaú, o Pintado, a Caxara (o Surubim), o Dourado, o Barbado, etc, e a tuvira é a isca mais usada e mais preferida. Pesca-se também o Pacu, em locais de fundo de baías, com remansos, a isca é o caranguejo e o material utilizado é a vara, o molinete e o anzol próprio para o Pacu. Neste período a temperatura é mais amena, variando de 20 a 30 graus Celsius, e clima seco, sem chuvas. Entretanto, podem ocorrer inversões térmicas repentinas, fazendo a temperatura cair até 10 graus Celsius. Recomenda-se o uso de um abrigo de moletom e ter a mão um agasalho suficiente para abrigar até 8 graus Celsius de temperatura.

 

Pantanal WetlandsAGOSTO E SETEMBRO

Nestes meses o Rio Paraguai está muito baixo e atinge a sua cota mínima: como diz o Pantaneiro, “o rio está na caixa”, ou seja, está no seu leito normal. A pesca continua igual a do período Junho e Julho acima, com apenas uma mudança: inclui a pesca do Pacu de batida, com vara de bambu e isca de bolinho, que é a mistura de farinha de mandioca, de farinha de trigo, e de ksuco de sabor de frutas. Nesta época a temperatura volta a subir, variando de 32 a 42 graus Celsius, e os dias são extremamente secos (sem chuva).

 

Giant river otters (pteronura brasiliensis) eat fish along the cuiba river in the pantanalOUTUBRO

Final da temporada de pesca, caracteriza-se pela pesca de todos os tipos de peixe e suas respectivas formas de pesca. Ainda é um período quente – temperaturas variando de 32 a 42 graus Celsius – mas, podem ocorrer eventuais chuvas que faz a temperatura, principalmente à noite, variar entre 20 e 30 graus Celsius. Com as chuvas, o Rio Paraguai começa a subir lentamente e tem início o período de cheia do Pantanal.

 

 

Um pensamento sobre “Retrospectiva 2014: Dicas especiais sobre o Pantanal

  1. Ronaldo Kl diz:

    Acredito que o nosso Pantanal é o sonho de quase a totalidade dos pescadores pois, a certeza de encontrar boas brigas, um cenário deslumbrante e um astral de primeiríssima linha com certeza permeia a mente de todos nós e por isso é sempre muito bom poder contar com a experiência de quem conhece esta pescaria do inicio ao fim, então quero aqui deixar registrado o agradecimento a todos os integrantes da equipe do Pesca Alternativa que há muito tempo vem nos dando valiosas dicas sobre a pescaria em geral, equipamentos que devemos levar, roupas e acessórios, onde poderemos ficar, com quem realmente podemos contar nestas aventuras para que possamos ter êxito na empreitada enfim, tudo que devemos e precisamos saber; e para isto basta acompanharmos as belas matérias que o PA nos traz semanalmente aqui. Abraço a todos e um 2015 ainda mais rico em dicas, imagens e emoções !
    Vlw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.