10 DICAS DE MATERIAIS PARA PESCARIA DE PRAIA, por Marcelo Berlinski

 

Olá pessoal, como vão vocês? Espero que bem como sempre!!

Vamos hoje falar sobre o mais importante na pescaria de praia que é o material utilizado nesse tipo de pescaria.

Vamos falar principalmente do material básico que é preciso ter para uma boa pescaria de praia, ok?

Prestem atenção à alguns pequenos detalhes que irei citar, são detalhes extremamente importantes pois você estará pescando em água salgada e o material utilizado faz toda a diferença. 

Ok pessoal, vamos direto ao assunto e ao começo.

  • VARA. Em primeiro lugar você precisa adquirir uma boa vara para pescar na praia que deve ser, leve, resistente, com passadores largos e que tenha um tamanho que varie entre 3.60 e 4.90 metros.
  • vara_pesca_de_praia_tacom_navigator_blue_420_1_1176_1_20150105191114

 

  • MOLINETE. Um molinete pelo menos médio tamanho 4000 mil, com no mínimo 4 rolamentos e que caibam aproximadamente 250 metros de linha 0,30. (Eu recomendo o uso do molinete tamanho 5000 ou 6000 mil para um arremesso mais longo).
  •  molinetes-para-pesca-de-praia

 

 

  • LINHA. A linha a ser utilizada para pescaria de praia pode variar muito pois isso vai depender do molinete, tipo de pescaria que se quer fazer, ou seja, pescar mais perto na espumeira, ou mais longe fazendo longos arremessos. Eu particularmente utilizo uma linha 0,22mm (importada), pois essa espessura proporciona um arremesso mais longo. (Claro, em conjunto com a vara, molinete, chumbadas etc).
  •  fdffxa1357442054922

 

  • ARRANQUE. Ainda falando em linhas, não podemos esquecer do arranque. O arranque nada mais é do que uma linha mais grossa para ser usado na ponta da linha principal que sai do molinete. O motivo do arranque é justamente evitar que a linha arrebente na hora do arremesso já que utilizamos chumbadas bem pesadas na pescaria de praia. O mais ideal é adquirir um arranque cônico que é uma linha cônica que começa por exemplo em 0,18 e vai até 0, 57mm.Pode-se utilizar algumas linhas emendadas partindo da espessura da sua linha e indo até por exemplo 0,50mm mais como em cada emenda vai ter um nó isso não fica nenhum pouco eficiente já que os nós irão bater nos passadores atrapalhando assim o arremesso e o mesmo caindo mais perto.

 

  • ESPERA. Um item muito importante na pescaria de praia é a espera. A espera é utilizada para que quando se faz o arremesso o pescador possa colocar a vara na espera e ficar aguardando a batida do peixe, e nesse meio tempo o pescador fica com as mãos livres para relaxar ou até mesmo cortar iscas para o próximo arremesso por exemplo. Essa espera pode ser fabricada em alumínio ou até mesmo um pedaço de cano PVC.
  •  APOIO SUPORTE

 

  • CHUMBADAS. Basicamente irei fazer um resumo sobre a chumbada a ser utilizada na pescaria de praia, mas eu gostaria de chamar a atenção sobre o CAST da sua vara. Veja o CAST da vara até que peso de chumbada ela aguenta arremessar, já que se por exemplo sua vara tem um CAST de 150g máximo e você colocar uma chumbada de 200 gramas provavelmente você poderá acabar quebrando sua vara. Então muita atenção ao CAST da vara ok?E os modelos básicos que indico para pescaria de praia são BOMBA para quando o mar está calmo e o modelo PIRAMIDE para quando o mar está agitado puxando para os lados.
  •  426f5c27c3ba8621670ed57bde8f2fcf

 

  • ANZOL. Esses podem variar bastante principalmente de tamanho já que vai depender do tipo e tamanho de peixe que queremos pescar, mais os modelos que mais recomendo são, chinu e maruseigo. Como falei, os tamanhos vocês podem ir testando de acordo com a praia que estarão pescando.
  • black_chinu anzol_maruseigo

 

  • LINHA ELASTICA. Eu considero extremamente importante o uso da linha elástica já que com o uso dessa linha podemos deixar as iscas mais firmes no anzol e fazermos arremessos mais longos utilizando mais força no arremesso sem medo da isca sair voando.

 

  • CHICOTE. O chicote na pescaria de praia é muito importante e cheio de detalhes. Vamos a eles. Na pescaria de praia precisamos utilizar um chicote com um modelo apropriado e que tenha no mínimo 2 anzóis, podendo ser utilizado também com 3 anzóis. Outro fator importante é a linha do chicote, a mesma deve ser pelo menos da mesma medida do arranque já que se colocar uma linha mais fina, dependendo do peso da chumbada a linha pode arrebentar. Mais um detalhe é a cor da linha, tente utilizar cores neutras que se misturem com a cor do mar ou então as chamadas linhas “invisíveis”.
  •  rabicho2

 

  • ISCA NATURAL. Por fim, não esqueçam de mais um detalhe importante que é a ISCA a ser utilizada. De sempre preferência as iscas que são encontradas no próprio local como por exemplo, tatuís, minhocas de praia, sarnambis, corruptos etc. se por acaso no local que você irá pescar não tiver alguma isca dessas ou você não souber se tem, então eu recomendo que vocês levem pelo menos dois tipos de iscas que pra mim são excelentes que são, a LULA e CAMARÃO. De preferência ao camarão cinza do mar e não ao camarão de cativeiro pois esse último não apresenta tão bons resultados quanto ao camarão do próprio mar.
  • lula1 Iscas-naturais-pesca-praia-camarões

 

É isso ai pessoal.

Espero que tenham gostado dessas dicas de materiais a serem adquiridos que são bem básicas para uma boa pescaria de praia ok? Mais numa próxima matéria aprofundarei um pouco mais nesse assunto que é a PESCARIA DE PRAIA!

Até a próxima e não esqueçam…

LINHA NA ÁGUA e VAMOS PESCAR 😉

Por: Marcelo Berlinski

9 pensamentos sobre “10 DICAS DE MATERIAIS PARA PESCARIA DE PRAIA, por Marcelo Berlinski

    • Marcelo Berlinski diz:

      Olá Antonio Jorge,
      Tudo bem com você?
      Que bom que ajudou, fico feliz com isso! 🙂
      Sim, pode deixar que estou preparando mais dicas desse tipo ok?
      Obrigado por acompanhar minhas matérias aqui no PA.
      Abração pra você e… vamos pescar!!! 🙂

  1. Aldair M. M UNHOZ diz:

    Olá Marcelo, tudo bem?
    Eu gosto de pescar na praia e estou tentando utilizar carretilha, mas sei que é mais difícil, pois vejo alguns pescadores se dando bem com este instrumento e gostaris de saber se você me dá alguma dica boa para eu ter sucesso neste tipo de pesca? , aliás a carretilha tem alta capacidade de linha e a vara é de mais ou menos de 3,5m.
    Um abraço e vamos que vamos pescar!!!!!!!
    ALDAIR

    • Marcelo Berlinski diz:

      Olá Aldair,
      Tudo certinho com você amigo?
      Ok, vamos lá… realmente a carretilha é mais complicada do que o molinete sem duvida, e é preciso ter um pouco de experiencia com as carretilhas para evitar a tal da cabeleira!
      Bom, você já tem a carretilha? é isso? olha, pra pescaria de praia eu sempre recomendo o molinete e de preferencia um modelo SURF CAST pois ele foi feito pra jogar realmente a insca laaaaa…. fora rsrs.
      Agora se você quer utilizar uma carretilha, de preferecia as de PERFIL ALTO, pois elas jogam bem mais longe do que as de perfil baixo.
      Então as de perfil baixo não servem para praia? SIM, claro que servem, mais você vai ficar só na pescaria de beirada pois não tem nem comparação o arremeço de um molinete surfcasting ou uma carretilha de perfil alto com as de perfil baixo.
      Então eu recomendo que você use a de perfil alto ok?
      Mais na verdade para praia eu recomendo mesmo como falei o molinete de modelo longcast.
      A vara que você falou é uma de 3.5m né? ok, é boa mais não é a ideal para buscar os peixes lá fora, pois na praia quanto mais longe maiores são os peixes.
      Eu recomendaria uma de 4.20m que na minha opinião é o melhor tamanho pra praia, ou até mesmo as de 4.50m, mais você pode utilizar a sua de 3.50m mais assim que puder adquira uma de 4.20m e você verá a diferença no arremeço, vai muito mais longe e consequentementa os peixes vem maiores! 🙂
      Então é isso amigo Aldair, espero ter ajudado em alguma coisa. Se tiver mais alguma duvida não exite em perguntar ok?
      Um forte abraõ e é claro… VAMOS PESCAR!! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.