Quanto tempo vive um peixe?

Sem título
O peixe que vive mais tempo, uma média de 150 anos, é o rougheye rockfish Sebastes Aleutianus

Você já deve ter se perguntado: quanto tempo vive um peixe?

Nós da equipe Pesca Alternativa somos muito curiosos e fomos atrás dessa informação.

Fato é que depende de muitos fatores: espécie de peixe, habitat (em aquário, vida livre), condições do habitat, disponibilidade de alimentação. A regra geral dos peixes é que quanto maior o seu porte, mais tempo terá de vida. Por outro lado, peixes q vivem em condições precárias terão sua vida encurtada. Segundo cientistas, o peixe que vive mais tempo, uma média de 150 anos, é o  rougheye rockfish Sebastes Aleutianus, sendo o recordista neste critério.

A técnica utilizada na determinação da idade dos peixes se assemelha a utilizada para árvores, sendo que nos peixes é feita a contagem dos anéis existentes nos otólitos (formações de carbonato de cálcio presentes dentro das câmaras do ouvido interno dos vertebrados).

O número dos anéis aumenta progressivamente com a idade e permite estimar a idade do peixe. Este peixe, que vive próximo a formações rochosas no mar, chega a medir 1 metro de comprimento e apresenta normalmente uma coloração avermelhada. As espécies que apresentam os peixes com mais idade são rockfishes e esturjões.

7 pensamentos sobre “Quanto tempo vive um peixe?

  1. Pedro diz:

    O título promete uma coisa e a matéria é outra.
    Achei que ia entrar aqui e ver informações sobre o tempo de vida de um peixe, mas informa somente uma curiosidade de uma espécie isolada que nem tem no Brasil.
    Me decepcionei com o conteúdo dessa matéria, que poderia ser bem interessante.

  2. Cleyton Perez diz:

    Muito legal , eu nunca parei pra pensar nisso . Infelizmente a ação do homem encurta a vida desses animais , agradeço aos integrantes do PA que mostram que preservar é o caminho !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.