Porque a água do mar é salgada?

 

Por-Que-a-Agua-Do-Mar-e-Salgada-1Quem nunca se perguntou: Por que a água do mar é salgada?

A natureza é realmente perfeita e, para tudo, tem uma explicação. Vamos matar nossa curiosidade e conhecer os principais motivos pelos quais a água do mar é assim.

Para entender, precisamos ir lá para a origem da terra, nos primeiros tempos de formação. Quando a Terra arrefeceu formou-se uma crosta sólida e o vapor de água condensou em grande parte, dando lugar aos oceanos. A água dos oceanos é salgada porque contém sais dissolvidos (com concentrações entre cerca de 33 e 37 g por cada quilograma de água do mar) que têm várias origens, saiba quais:

 

  1. As rochas da crosta vão-se desgastando por erosão e há uma parte dissolvida desse material que é transportada para o oceano pelos rios
  2. As erupções vulcânicas libertam substâncias voláteis (tais como dióxido de carbono, cloro e sulfato) para a atmosfera, uma parte das quais acaba por ser transportada com a precipitação diretamente para o oceano ou indiretamente através dos rios
  1. As erupções vulcânicas submarinas contribuem fortemente para os íons no oceano.
  2. Para além destas fontes naturais, há sais que provêm de poluentes gasosos, líquidos ou sólidos.

Mas, para além destas fontes de sais há também sumidouros que consomem parte dos sais dissolvidos: plantas e animais marinhos que usam sais (por exemplo, sílica, cálcio e fósforo) para construir os seus esqueletos ou conchas, sedimentos depositados no fundo do mar e que incorporam alguns sais (por exemplo, potássio e sódio), e ainda outros processos.

Super interessante, não é?

Um pensamento sobre “Porque a água do mar é salgada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.