Notícia: Serra da Mesa ganha nova regras para pescaria

Nelson Nakamura na região da Serra da Mesa
Nelson Nakamura na região da Serra da Mesa

O lago formado pela barragem da Usina Serra da Mesa, em Goiás, terá regras modernas que garantirão a prática da pesca esportiva. Os Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Meio Ambiente (MMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) vão editar instrução normativa interministerial disciplinando as duas atividades.

“A Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), assim como resto do setor, pleiteava esse ordenamento desde 2012. A falta de regras específicas praticamente impossibilitava o desenvolvimento da pesca amadora na região”, explicou o secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca (Sepop/MPA), Fábio Hazin. Ele acrescentou que a pesca esportiva motivou a criação do ordenamento para a pesca amadora.

No lago de Serra da Mesa não é permitida a pesca comercial – aquela em que o pescador comercializa o peixe capturado – e isso dificultava a prática. Se não houvesse um ordenamento, muitos profissionais da cadeia produtiva da pesca amadora no país ficariam prejudicados. Cabe ressaltar que em Serra da Mesa a pesca amadora constitui um dos principais meios de vida, assegurando trabalho e renda para operadores de turismo de pesca, condutores de turismo de pesca amadora e grande número de pessoas que habitam nas comunidades próximas ao local.

A medida mantém a proibição à comercialização e o transporte de espécies capturadas no lago. Porém, permite a pesca de tucunarés exclusivamente no sistema pesque e solte. Além disso, possibilita o consumo de um peixe para cada pescador. “A norma também estabelece, dependendo da espécie, um tamanho máximo do peixe que pode ser capturado para consumo”, acrescenta Fábio Hazin.

No período de defeso fica proibida a realização de competições e torneios de pesca amadora, e o pescador amador em atividade de pesca deve portar documento de identificação pessoal e a licença, excetuando-se os casos de dispensa previstos em lei “A publicação desta instrução normativa marcará novo momento para a pesca amadora e esportiva no Brasil”, finalizou o secretário.

 

Da redação com informações do MPA

 

3 pensamentos sobre “Notícia: Serra da Mesa ganha nova regras para pescaria

  1. jose sebastiao micheski diz:

    as restrições são extremamente necessária para proteção do lago e das especies ali encontradas que estão desaparecendo em virtude da pesca predatória irresponsável.

    • Dárcio diz:

      O que acaba com os peixes… o que extermina os cardumes inteiros num é essa “pesca predatória” não José… o que dizima os cardumes são essas barragens nos rios que impedem a subida reprodução não só de uma, mais de todas as espécies existentes no rio…

      Agora vem com essa conversa pra boi dormir de “editar instrução normativa” e “pesca esportiva”… só pra beneficiar algum zooiuuu e a praga do tucunaré!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.