No ano de 2011 estão formalmente descritas 31.900 espécies de peixes. Destas, 58% são de água salgada, 41% são de água doce e apenas 1% ocorre nos dois ambientes. Como o volume de água doce no planeta é muito menor que o de água oceânica, pode-se dizer que a diversidade de peixes é proporcionalmente maior nos rios e lagos do que no mar.
Nos rios e lagos do Brasil existem mais espécies de peixes que naqueles da Europa e América do Norte somados. Estima-se que, dentre as que habitam nossos rios, 90% pertencem aos grupos dos lambaris, pintados, dourados, jaús e cascudos. A biodiversidade dos rios brasileiros é a “campeã” do planeta. O Brasil é o país com a maior quantidade de peixes de água doce do mundo.
Os peixes de água doce possuem peculiaridades próprias. Por exemplo: são altamente adaptáveis e resistentes a qualidades e temperaturas da água, além de tolerarem os mais variados locais. Já os peixes marinhos precisam de um ambiente mais estável e são pouco tolerantes às alterações nos parâmetros físico/químicos da água.
O peixe de água salgada vive em água doce?
Não, eles morrem. Os líquidos que circulam no corpo dos peixes de água salgada têm aproximadamente a mesma proporção de sais que a água do mar. “Mas se o peixe for colocado em água doce, essa concentração será maior em seu corpo do que no ambiente”, diz o biólogo Naércio Aquino Menezes, do Museu de Zoologia da USP. Como os corpos tendem a estar sempre em equilíbrio, o peixe acabará absorvendo mais água por osmose e não terá como eliminá-la, por causa de seu rim pouco desenvolvido. Ele inchará, podendo até explodir. O oposto acontece com um peixe de água doce colocado no mar. A concentração de sais em seu organismo será bem menor que a do ambiente e ele perderá líquido até ficar desidratado. Mas existem espécies que suportam por mais tempo essa mudança de ambiente – como a tainha, que vive em lagos onde a salinidade varia muito.
Gostei destas infomações , parabens pela publicação, estou sempre atento às publicações de PA.
abraço à equipe.
Parece que há mais possibilidades no mar , mas prefiro o rio !!!
Show de informações