Por: Marcelo Berlinski

Vamos falar um pouco sobre pescaria em costeiras, pessoal?

Costão 2

Eu, particularmente, sou viciado em pescaria em costões aqui no Rio de Janeiro, pela grande variedade de peixes e de emoções a cada hora do dia ou da noite. Não se trata apenas de a noite estar escuro e durante o dia estar aquele sol. O legal é que conforme as horas vão passando os peixes muitas vezes também vão mudando e as emoções e materiais utilizados na pescaria também mudam.

Vamos dividir a pescaria em três partes e três horários. Manhã, tarde e noite. (que também pode ser considerada a madrugada).

MANHÃ

Na parte da manhã, todos sabem que é um excelente horário para pescarias, isso vale tanto para pescarias no mar ou em rios e lagos, por exemplo.

Bom, no mar isso se deve a alguns fatores como, por exemplo, movimentação das marés, como premar (PM) e baixa-mar (BM) e também condições climáticas como tempo bom, ou se tem alguma frente fria influenciando negativamente na pescaria. Mas, geralmente, mesmo nas condições de frente fria, a parte da manhã é um excelente horário para a pescaria.

baixa mar

TARDE

Temos também a parte da tarde que vamos destacar aqui de 12:00 até as 16:00 horas, que não costuma ser um bom horário devido à grande incidência do sol e com isso os peixes vão mais para o fundo ficando mais distantes para a pescaria. Isso não quer dizer que pescar nesse horário não seja bom, lembre-se que estamos falando de pescaria em costões, ok?

Pescarias em alto mar embarcado, por exemplo, não costuma atrapalhar muito as pescarias. Claro que a parte da manhã e do final de tarde, sempre vai ser melhor, mas em alto mar se pega muitos peixes em qualquer horário do dia ou da noite.

Mas, vamos voltar aos costões…

Temos também a parte da noite, que nós podemos considerar quando escurece até antes do amanhecer.

Esse horário para pescarias em costões é excelente. Eu particularmente considero o melhor. Bom, ok, os horários influenciam em mais peixes e menos peixes. Só isso? Não pessoal, influencia também na variedade e tipo de peixe que se pode pescar. Vamos dar alguns exemplos para o horário da manhã que podemos considerar do amanhecer até as 11 horas. E vamos lembrar que alguns dos tipos de peixes que vou citar, também mudam um pouco conforme as épocas do ano, ok? (Vou falar sobre isso em outra matéria).

Vamos lá… Nesse horário da manhã podemos encontrar nos costões, por exemplo, uma grande “salada” de peixes em cardumes, como cardumes de Olhos de Cão – quando costumamos falar que o mar está vermelho de tanto Olho de cão –  podemos encontrar também cardumes enormes de Xereletes, Marimbás, Cocorócas, Enchovetas, Sardinhas e várias outras espécies.

Olho de cãoxerelete_8.2Marimba

CocorocaAnchova

Podemos também pescar muitas lulas (ou calamares), nesse horário. Sobre as lulas podemos lembrar que é um molusco delicioso e também é uma das melhores iscas para pescaria em costões e praias.

Lulas

Já na parte da tarde, que podemos considerar de 12:00 até às 16:00 horas, geralmente não costuma ser um bom horário para a pesca, principalmente pela grande incidência de sol que acaba afastando os peixes mais para o fundo. Claro que sempre acaba saindo alguns peixes nesse horário, mas não vamos esquecer que geralmente não é o melhor horário para a pesca. Mas nada impede de fisgarmos ótimos peixes como, por exemplo, Pampos, Corvinas e Papa-terras (betaras).

pampoCorvinapapa-terra

NOITE

Agora, sobre o horário da noite que eu costumo considerar o horário que escureceu até um pouco antes de amanhecer, esse eu com certeza considero o melhor horário para a pescaria, pois é muito interessante a variedade de peixes que vão mudando conforme vão se passando as horas.

Por exemplo, assim que escurece você ainda está pescando aqueles peixes do final de tarde e começando a pescar os peixes do início de noite e isso inclui Lulas, Xereletes, Marimbas, Olhos de cão, Papa-terras, Corvinas etc.

Conforme as horas vão se passando como, por exemplo, as 21 horas a situação já está diferente e a emoção na pescaria também já está mudando, pois começam a aparecer peixes maiores, alguns peixes predadores bem pesados e brigões como, por exemplo, o Peixe Espada. O legal é que isso obriga a nós pescadores a mudarmos totalmente o nosso tipo de pescaria e o material que estamos utilizando. Por isso, eu sempre levo pelo menos dois tipos de conjuntos de varas e molinetes para as pescarias. Levo um material leve para a pescaria, por exemplo, das Lulas e Olhos de cão e o material mais pesado para a pescaria das Espadas e outros peixes maiores que podem aparecer como grandes Corvinas ou Enchovas.

Peixe espada

Lembrando que quando aparecem as Espadas o resto da noite e a madrugada e provavelmente até um pouco antes do amanhecer, a pescaria vai ser basicamente só de Espadas, pois elas são grandes predadoras, sempre chegam em cardumes gigantescos com centenas ou até milhares de peixes e acabam afastando, por exemplo, as Lulas e os outros peixes menores que estavam sendo facilmente fisgados na pescaria. Mas não deixa de ser muito bom, pois a pescaria de Espadas é uma pescaria muito emocionante, pesada e produtiva, principalmente se você deseja levar alguns exemplares para fazer um delicioso filé de peixe!

Humm… Eu adoro!

Espero ter tirado algumas dúvidas de vocês sobre horários de pescarias em costões.

E já sabem, arrumem suas tralhas de pesca e Vamos Pescar!!!

 

Total 159 Votes
7

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

17 thoughts on “A pescaria em costeiras e seus horários

  1. Gabriel França says:

    Estou começando a pescar em praia e costões e sempre me pergunto se como estou colocando as iscas estão da forma correta. Existe uma forma correta de colocar as iscas no anzol ?

  2. ruitaro alexevitch okubo da silva says:

    Marcelo Berlinski – Cometi um erro grave no começo do comentário: – ” se o pico da preamar for às 10:00 hs…..o correto é: – “se o pico da baixa- mar for às 10:00 hs…..o resto do comentário continua o mesmo.Gostaria de enfatizar a necessidade de alertar a todos sobre o perigo de se pescar nos costões com entrada de frente fria ou com maré forte.As ondas entram com muita força quebrando sobre as pedras podendo arrastar o pescador, além dos cortes nas cracas.Felicidades.

  3. ruitaro alexevitch okubo da silva says:

    Marcelo Berlinski – não vejo a hora de chegar o verão e conhecer esses costões e praias que tu pesca.Totalmente diferente daqui em São Paulo.Aqui não é manhã, tarde ou noite que influencia.Mas as marés.Por exemplo: – se o pico da preamar for às 10:00 hs, fica difícil “tirar uma escama” da água antes das 12:00 hs (o período da manhã está perdido). Se for na praia (rasa) só atravessando o segundo canal e arremessando atrás do terceiro.Nos costões, com a maré baixa de manhã só os “lambaris”…. olho de cão,cocoroca,carapaus, bagrinhos e perninhas de moça.Com a maré subindo, aí sim “os peixes” encostam para mariscar ou predar.A grande maioria dos “pescadores” desistem antes das 13:00 hs e eu já ferrei muitos peixes bons depois desse horário.independente da incidência do sol.A única coisa que atrapalha nesse horário é a maior incidência de banhistas fazendo xixi na praia.

  4. Julio Nico says:

    Olá, achei muito interessante sua matéria, mas, acho que essa variedade de peixes vai mudar um pouco dependendo da região, e com isso,o tipo de isca também, Essa matéria ficaria melhor se fosse uma sequência de regiões. Mesmo assim ajudou bastante.

    • Marcelo Berlinski says:

      Olá Sergio,
      Tudo bem amigo?
      Sim, se no local da pesca tem tatuis pode usar que vai dar excelentes resultados pois é um alimento que os peixes locais estão acostumados.
      Mas você pode usar também camarões e lulas que são excelentes iscas para praias e costões ok?
      Obrigado por acompanhar minhas matérias amigo!
      Forte abraço…

  5. Narcelio Cordeiro says:

    Marcelo vou te fazer duas perguntas: vamos lá 1) Quais iscas você usa para pescar à noite no mar? 2)pescaria noturna em rios ou lagos com carretilha ou molinete tem futuro? Agradeço antecipadamente.

    • Marcelo Berlinski says:

      Olá Narcelio,
      Tudo certinho com você amigo?
      Então, respondendo suas perguntas…
      Eu gosto muito de usar a noite camarão e lulas.
      Lula de preferencia um filé mais comprido por que assim chama melhor os peixes, principalmente corvinas ok?
      E Sim, tanto faz pescar em rios e lagos com molinetes ou carretilhas! Isso vai depender do gosto da pessoa, e de qual equipamento ela prefere.
      Eu particularmente uso mais molinete, mas os dois são excelentes.
      Muito obrigado por perguntar e continue ligado nas matérias ok?
      Forte abraço…

    • Marcelo Berlinski says:

      Olá Ricardo, tudo bem com você amigo?
      Então, eu gosto muito da pedra do leme e também na praia vermelha tem a pedra da direita que é muito boa para espadas, lulas, olhos de cão etc, depende da época!
      Obrigado por acompanhar as matérias amigo!
      Forte abraço…

Deixe uma resposta