16055298Um grupo de cinco pesquisadores incluindo brasileiros e estrangeiros publicou uma carta na revista científica “Science” criticando o uso de peixes no controle das larvas de mosquito, notadamente oAedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e febre amarela.

A espécie mais usada para essa finalidade é o Poecilia reticulata, também conhecido como “guppy” (barrigudinho) ou como “mosquito fish” (peixe mosquito).

É um peixe pequeno: as fêmeas, que podem chegar a seis centímetros de comprimento, são maiores que os machos, que atingem meros 3,5 cm. Nativo do norte da América do Sul (incluindo a Amazônia brasileira, mas não o resto do país) e do Caribe, ele foi descrito pela primeira vez na Venezuela.

A espécie hoje é comum em muitos países, seja por sua introdução acidental –o barrigudinho é popular em aquários domésticos–, seja proposital, como tentativa de controle de mosquitos.

“Diversos municípios brasileiros têm encorajado o uso de espécies não nativas do gênero Poecilia como forma de controle do A. aegypti, uma vez que eles comem suas larvas. Essa estratégia é equivocada”, escreveram os pesquisadores na carta.

Os pesquisadores consideram que, por serem espécies invasivas, esses peixes afetam a biodiversidade dos rios e lagos, diminuindo a presença de espécies nativas. O Aedes aegypti, no entanto, também é uma espécie invasiva.

Embora esteja muito longe de ser um predador no topo da cadeia alimentar, o “barrigudinho” provoca estragos quando inserido. Ele pode, por exemplo, se alimentar de ovos de outras espécies, ou transmitir vermes aos peixes nativos. Essas interferências já foram observadas nos Estados americanos de Nevada, Wyoming e Havaí.

O pequeno peixe também é prolífico. Em vez de colocar ovos na água, os ovos de Poecilia são gestados dentro do corpo da mãe, e literalmente “ejetados” na hora do nascimento. Nascem minúsculos, pouco maiores que um grão de arroz, mas já aptos para nadar, se esconder e procurar comida (em suma, para tentar sobreviver).

Da redação com informações da Folha de SP

 

Total 5 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?