Por: Marcelo Berlinski

 

Olá amigos leitores do site Pesca Alternativa, como estão vocês? Espero que todos bem e cada vez melhores.

Vamos a dica de hoje?

Hoje quero abordar um assunto muito importante que é, como se proteger e proteger seus materiais e pertences em uma pescaria de baixo de chuva.

Todos sabemos como é chato pescar de baixo de chuva e saber que tudo de importante como roupas, celulares, câmeras fotográficas, documentos estão molhando, certo? Então, como resolver isso de uma vez por todas? Colocar tudo em sacolas plásticas, além de não ser muito eficiente, nem sempre funciona bem.

Qual seria a solução, então?

Deixar de pescar por causa de chuva?

EU NÃO, rs..

Quando eu vou pescar, mesmo que o tempo esteja bom, eu sempre carrego comigo alguns equipamentos de proteção tanto para os pertences quanto para mim, pois dependendo do local que iremos pescar e de quanto tempo ficaremos pescando, além de ser chato se molhar, pode se tornar perigoso se ficarmos muito tempo com a roupa molhada e, principalmente, se tiver fazendo frio, pois podemos ter a temida hipotermia, ai além de acabar com nossa pescaria podemos acabar em um hospital.

Então vamos à uma pequena lista do que eu costumo levar nas pescarias quando sei que vou virar a noite pescando e que estou em um local que não vou poder sair.

Vou dar um exemplo:

Aqui no Rio de Janeiro existem algumas ilhas que passamos a noite pescando e o barco só vem nos buscar no dia seguinte no horário combinado. Aí claro, ficamos à mercê do tempo. Como proteger nosso equipamento e a nós também?

Vamos a listinha?

Ok, vamos ao básico.

Para nós, devemos levar um bom casaco de preferência impermeável, um guarda-chuva, touca ou um boné. Esse é o básico para a proteção no verão ou em dias que sabemos que não esfriam muito.

E no inverno?

Aí eu acrescento um item muito importante e barato que é uma BARRACA DE EMERGÊNCIA que é feita de alumínio, bem compacta, dobrada como um tecido.

Em um dia frio e chuvoso basta tirar a barraca da mochila, armar e se proteger dentro dela. Deixe a linha na água e se proteja da chuva e do frio.

Ah, não esqueça aquele cafezinho quente que você levou na sua garrafa térmica, pois além de dar uma aquecida ajuda a levantar a moral.

ABAIXO FOTOS BARRACA DE EMERGÊNCIA

Barraca 1Barraca 2

Ok, e nosso equipamento, como vamos proteger?

Bom, digamos que está frio, caindo aquela chuva constante que não para por nada e tudo na mochila está molhado? O que fazer? Procurar sacos plásticos?

Não pessoal, existem equipamentos super eficientes para essas horas que devemos manter no meio da nossa tralha de pesca justamente para não sermos pegos de surpresa.

Pessoal, para deixarmos nossas roupas sobressalentes sequinhas, celulares, câmeras fotográficas e tudo mais que vocês acharem que não pode molhar bem secos e protegidos eu recomendo dois produtos.

1) Tenha na sua tralha de pesca um SACO ESTANQUE IMPERMEÁVEL.

É um saco fabricado em poliéster ultra resistente com vedação em PVC.

Existem em vários tamanhos como por exemplo 5 litros, 10 litros, 20 litros etc. veja qual o tamanho que mais se adequa às suas necessidades e mantenha sempre no meio de seu equipamento de pesca.

Bom, a sua mochila e tudo mais pode estar molhando mais o que estiver dentro do saco estanque vai permanecer sequinho e no final da pescaria você vai poder colocar aquela roupa sequinha e ir pra casa bem aquecido.

 

Sacos estanqueSacos estanque abertos

 

2) Um pequeno objeto que se chama PORTA OBJETOS IMPERMEÁVEL.

Existe um que carrego comigo que é retangular e é muito útil para guardarmos nossos documentos e dinheiro por exemplo. Existe também o modelo cilíndrico.

Quando fechado ele simplesmente não deixa a agua entrar e esses pertences permanecerão secos e protegidos.

 

Porta objetos retangularPorta objetos cilindrico

 

Pessoal, minha dica de hoje era não apenas uma dica, ma um alerta para levarmos os equipamentos corretos na nossa pescaria, pois, como falei, não é para proteger apenas nosso material, mas a nós também e evitarmos maiores problemas como a hipotermia.

Espero ter contribuído um pouco mais com vocês nessa dica de hoje!

Nos vemos na próxima matéria.

E lembre-se…

Vamos pescar!

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

4 thoughts on “COMO PESCAR NA CHUVA E NO FRIO COM SEGURANÇA?

  1. Ruitaro Alexevitch Okubo da Silva says:

    O pescador é SUPERIOR AO TEMPO.Mas GERALMENTE, pesca de praia e costeira com tempo ruim é uma furada.Não pega nada nada além de ser perigoso.Mas pros teimosos como eu, sugiro usar uma roupa impermeável tipo motoqueiro. Compre um número bem maior que é pra dar liberdade nos arremessos.Quanto aos documentos e celulares, pra economizar, sugiro usar potes de maioneses.A NATUREZA AGRADECE.Quanto as barracas… pesquise a internet…..se o tempo vai virar, ADIE…..a pescaria só é produtiva com tempo bom e maré boa.BOAS PESCARIAS.Tava esquecendo…. se for pescar em costeira, use botas neoprene.E uma dica… cubra na parte debaixo, na sola, com tecido de algodão, ajuda a evitar o escorregão.Só quem já caiu numas pedras sabe a dor.

    • Marcelo Berlinski says:

      Olá Arnaldo,
      Tudo bem com você?
      Você pode digitar no Google BARRACA DE EMERGÊNCIA que encontrará facilmente varias lojas online que vendem essa barraca ok? e o legal é que é bem em conta o valor!
      Qualquer coisa pode voltar a perguntar!
      Um abração e … Vamos Pescar! 🙂

Deixe uma resposta

CLOSE
CLOSE