Rivulus-MarmoratusCientistas dos E.U.A revelam que os peixes tropicais que vivem no pântano são capazes de sobreviver por meses sem água. Uma destas espécies de peixes é o Rivulus marmoratus que vive no manguezal ao longo do continente americano.

Uma vez que chega a estação seca e ocorre a escassez de água, este peixe, que só pode crescer ao tamanho de 7,5 polegadas, se esconde em um tronco oco de árvore, coco, e até mesmo em latas. Eles vivem amontoados em um buraco de terra e respiram através da pele, em vez de brânquias.

Ao contrário da maioria dos peixes que respiram através de brânquias, o Rivulus marmoratus respira usando a pele. Quando o habitat começa a secar, eles ficam escondidos em buracos no chão, ou até mesmo uma casca de coco ou latas de bebidas. No esconderijo, os peixes respiram com a pele e podem viver por meses sem água. Depois vem a chuva e a inundação de água com o habitat de volta, eles saem do esconderijo e vivem como os peixes normais.

Scott Taylor, um investigador da Flórida, E.U.A., acidentalmente descobriu isso quando fazia uma pesquisa em Belize, na América Central. Estas espécies de peixes tropicais, na verdade também podem ser encontrados no Brasil e nos Estados Unidos.

“Estávamos desmantelando um tronco de árvore e o peixe saiu de repente”, disse Taylor. Em seguida, os resultados dos testes feitos em laboratório mostraram que os peixes sobreviver até mais de 66 dias sem comida e água. Surpreendentemente, o sistema de metabolismo permanece funcionando normalmente.

Além disso, o peixe que sobrevive sem água, Rivulus marmoratus tem condições sexuais peculiares. Cada peixe tem sistema ovariano e testicular para que ele possa realizar a fertilização independente, com seus próprios óvulos fertilizados no corpo. É provavelmente o peixe mais poderoso, não só de sexo estranho, mas também por ter uma vida diferente dos padrões de outros peixes.

 

Manguezais Rivulus

Ordem – Cyprinodontiformes

Família – Aplocheilidae

Género – Rivulus

Espécies – marmoratus

Total 12 Votes
1

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

2 thoughts on “CURIOSIDADE: O Peixe que vive sem água

Deixe uma resposta