Por: Marcelo Berlinski

linha-pesca1

 

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Gente, vamos falar hoje um pouco sobre quem está iniciando na pesca, ou seja, a pessoa que está iniciando agora nesse super esporte e ainda não sabe muito bem por onde começar e o que comprar.

Ok, vou tentar dar uma ajudinha a você iniciante.

Lembrando que os materiais podem variar bastante de acordo com o tipo de pescaria ou local que você vai pescar como, por exemplo, a pescaria de praia é um tipo de material e a pescaria em pesqueiros é um outro tipo de material, totalmente diferente.

Então, vamos em frente?

Vamos iniciar pelo mais básico, o que você precisa comprar independentemente do tipo e local de pesca.

VARA

555a33eb7b553bc743392b3c65854037Vara-para-a-pesca-1

Para uma ótima pescaria precisamos de uma boa vara de pesca. Essa pode ser fabricada em vários tipos de materiais como, por exemplo, bambu, fibra de vidro, fibra de carbono, grafite etc.

Mas qual tipo você precisa? Bom, ai voltamos ao início desse post, ou seja, isso vai depender do tipo de local ou tipo de pescaria que você pretende fazer. Mas digamos que um custo benefício bem razoável, hoje em dia, seria uma vara de fibra de carbono pois tem um valor bem baixo e geralmente ótima qualidade. Agora sobre tamanho, etc., quando for comprar informe na loja de pesca qual tipo de pescaria você irá fazer que com certeza será bem orientado, ok?

MOLINETE ou CARRETILHA

long cast                            96a187f0-f3ae-4253-8de0-7efed30ad58b_Orra S

MODELO LONG CAST(ótimo para praia repare bobina longa)             MOLINETE MODSELO COMUM

0438c4cb-b4b4-4397-a070-08ad60a5de3a_CARR CASTER 3R                   carretilha-perfil-baixo-revo-s-abu-garcia-13752-MLB226344871_791-F

CARRETILHA MODELO PERFIL ALTO                                              CARRETILHA MODELO PERFIL BAIXO

Bom, um segundo item extremamente importante é o molinete ou a carretilha. Qual você deve comprar? Isso geralmente os dois servem para quase todo tipo de pescaria e o que varia, mais uma vez, é o tipo de molinete que para praia, por exemplo, seria um long cast e para pescarias que não precisa um arremesso muito longo, ai pode ser um molinete comum mesmo. Já se for carretilha, se for para praia o interessante seria um modelo de perfil alto que caiba bastante linha, se for para um pesqueiro, por exemplo, um perfil baixo serve perfeitamente já que os arremessos não são tão longos quanto na praia.

LINHA

fishing_lines

Pode não parecer mas é um componente extremante importante na pescaria, e pode ser a diferença entre você ter sucesso total na pescaria ou ter muita dor de cabeça, pois além de uma boa qualidade é preciso saber a espessura correta para a pescaria que você vai fazer e até mesmo o tipo de molinete que você está usando.

Por exemplo, na praia onde precisamos fazer arremessos mais longos o correto seria usarmos um molinete do tipo long cast com uma linha o mais fina possível, algo do tipo linha 0,18 a 0,22 com certeza terá um arremesso bem longo. Já se você usar uma linha 0,40, por exemplo, o arremesso será muito prejudicado e não irá muito longe; você ficará “preso” a uma pescaria mais na beirada e mesmo assim com muito arrasto pelas ondas. Ah, e ainda tem o tipo de linha que você pode escolher que pode ser por exemplo monofilamento ou multifilamento.

Na praia sempre dê preferência ao monofilamento, já no pesqueiro geralmente se usa multifilamento.

ANZOIS

pagina72

Outro item importantíssimo na sua pescaria: qual anzol usar?

Bom, esse é um outro item que você deve informar na loja de pesca qual pescaria pretende fazer pois, o tipo de pescaria vai com certeza determinar o tipo e tamanho correto de anzol a ser utilizado, ok? Então não hesite em perguntar na loja qual seria o modelo de anzol mais indicado a pescaria que você vai fazer.

DESTORCEDORES E SNAPS

IMG_1115-800x600   images

Esses itens são obrigatórios em uma pescaria de praia, por exemplo. Muitas vezes em outros tipos de pescaria e locais de pesca também são, então se informe também os modelos que você deve utilizar.

OUTROS ITENS QUE NÃO PODEM FALTAR NO MEIO DA SUA TRELHA DE PESCA

FACA

xThumb_zoom  images2

Importantíssima uma boa faca afiada para cortar ou filetar as iscas.

TESOURA e CORTADOR DE UNHAS

LINHA ELÁSTICA

100819

Imprescindível para manter as iscas bem presas no anzol na hora do arremesso, principalmente se a pescaria for na praia já que a pancada no arremesso é muito maior pela distância que precisamos jogar as iscas.

CHUMBADAS

chumabada

Outro item que varia muito o modelo, tamanho e peso. Se informe na sua loja de pesca qual deve usar na pescaria pretendida. Apenas uma dica rápida de chumbadas para praia: se o mar tiver calmo utilize o modelo BOMBA, pois tem uma excelente aerodinâmica e segura muito bem no fundo não pesando na hora do recolhimento. Já com mar agitado, escolha o modelo PIRÂMIDE, pois essa agarra muito bem no findo. Nesses casos apenas tenha alguns pesos e tamanhos diferentes para o tipo de maré que vai enfrentar em dias diferentes.

BOIAS

boia-de-arremesso-pesca-lambari-n10-pacote-com-2-unidades-12701-MLB20064724030_032014-F  1255971636DSC05693  7

Nem todas as pescarias você irá utilizar boias, então esse é um item mais especifico, mas é bem interessante comprar alguns tipos para ter sempre a mão caso precise.

SECRETÁRIA

inipesca02  espera 1

MODELO DE SECRETÁRIA                                                              MODELO DE ESPERAS

Não é um item obrigatório, mas auxilia muito nas nossas pescarias.

ESPERA

Esse sim, é muito importante para mantermos a vara parada esperando a fisgada do peixe sem ficarmos com os braços doendo segurando a vara durante toda a pescaria.

LANTERNA

ArquivoExibir  produto242-716

Sempre devemos manter uma no meio da tralha de pesca pois muitas vezes não sabemos até que horas iremos ficar pescando né? Vai que está saindo muito peixe e queremos virar a noite? Sem lanterna pode dificultar bastante.

BOLSA DE PESCA

bolsasumax

É nela que iremos levar toda nossa tralha para a pescaria, então eu recomendo que você escolha uma de bom tamanho e qualidade para proteger bem o material e também deixarmos tudo bem organizado e jogado pra todo lado. Ahh, você pode usar uma boa mochila também na falta da bolsa ok?

Bom pessoal, acredito que esse seja o material básico que você precisa comprar para iniciar no mundo da pesca. Talvez eu tenha esquecido alguns itens mais os principais estão listados ai acima.

Espero que tenham gostado de mais essa matéria e qualquer dúvida, comentem abaixo que responderei a todos assim que possível as suas dúvidas, ok? E não esqueçam de compartilhar essa matéria com seus amigos nas redes sociais como por exemplo Facebook, twitter, google + etc.

Ok, pessoal? Então até a próxima e não esqueçam, VAMOS PESCAR!!! 😉

Por: Marcelo Berlinski

Total 75 Votes
3

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

8 thoughts on “ESTÁ INICIANDO NA PESCA? ESSA MATÉRIA É PRA VOCÊ!

  1. ruitaro alexevitch okubo da silva says:

    Gostaria de fazer um adendo quanto a pesca de praia: – Quanto as varas evite as de fibra de vidro que são muito pesadas e tem pouca sensibilidade apesar do preço baixo.Evite também as varas telescópicas, são péssimas para arremessos longos.Se for realmente um iniciante NUNCA — — USE carretilhas na praia.Vai passar o dia inteiro tendo dor de cabeças com as temíveis “cabeleiras” além do que as carretilhas não servem para arremessos longos, o guia-fio segura a linha diminuindo o arremesso.Discordo quanto as linhas.Na praia o melhor são as linhas de multifilamento.As monos têm muita elasticidade e se vc fizer um arremesso longo nunca responderá de imediato a uma ação do peixe.Vc vai contar com a sorte e esperar que o peixe se fisgue sozinho.NÃO TEM GRAÇA.Além do que com uma mono de baixa bitola vc terá que usar um leader ou arranque cônico.Põe na conta que se bater uma arraia ou vc dá toda a linha ou fecha a frição e sacrifica o chicote.Anzóis: – comece com os números 06 modelos norueguês ou japonês.Com o tempo passe para os anzóis de pata ou chapinha.São os melhores. Espero ter contribuído. BOAS PESCARIAS.

  2. edelweiss teixeira junior says:

    muito bom,realmente o inicio deixa muitas duvidas, explicar devagar mostrando fotos,filmes ajuda em muito ao iniciante e até aos entendidos de pesca,para evitar cabeçadas e desistência.

Deixe uma resposta

CLOSE
CLOSE