Incentivo para a pesca esportiva faz a alegria de todos

Sempre comento aqui nos posts que incentivar a prática do pesque e solte é muito importante para todos, tanto para quem a pratica quanto para quem a incentiva. Fui privilegiado nesses últimos dias de poder incentivar a prática do pesque e solte na represa da praia dos namorados em Americana-SP, a primeira com um primo e a segunda com um amigo fã da natureza.

Pois bem, no feriado de 7 de setembro fui com um primo meu na represa para mostrar alguns pontos de pesca que dão certo comigo. Como ele é praticante da pesca esportiva fiz questão de mostrar onde eram os pontos legais para se pescar.

No feriado estava bem nublado e o vento soprava contra nossas expectativas, porém a pescaria foi boa, a diversão ficou por conta das piranhas, um tucunaré e um apaiari. Na pesca do fim de semana, Domingo, 11 de setembro, fui com o amigo Henrique Marquette, 29, natural de Americana e fã da natureza. Ele nunca havia pescado de caiaque na represa e por isso resolvi chamá-lo. Sei que como ele é pescador esportivo não iria me decepcionar na prática do pesque e solte. Digo sempre que quanto mais pessoas estiverem nesta prática, mais pressão para a preservação iremos ter, consequentemente mais a natureza nos oferecerá.

Começando devagar e utilizando arremessos mais curtos, Henrique foi pegando o jeito de deixar a isca na cara do peixe. O clima estava muito bom, dia de sol, calor, porém quem já pescou na represa sabe que os aguapés atrapalham muito, e parece que este era o dia deles. Precisamos cortar grande parte dos aguapés da represa no remo para que conseguíssemos chegar na outra margem, mas deu tudo certo.

No fim das contas, ficamos um período de pouco mais de cinco horas pescando. Dentre este horário, Henrique conseguiu pela primeira vez fisgar um tucunaré. Pequeno no tamanho, porém grande na emoção. Uma piranha também deu o ar da graça.

OPINIÃO

img_20160911_161455-1Ontem, segunda feira 12 de setembro, fui até seu local de trabalho perguntar qual foi sua opinião sobre a pescaria do dia anterior, e a resposta me agradou. “Foi bacana, nos primeiros arremessos consegui pegar um tucunaré, achei que era pequeno mas peguei de um tamanho legal”, disse.

A preocupação com sua cidade natal também é demonstrada com respeito à represa, muitos aguapés significam que a própria natureza precisa interferir colocando estas plantas como um despoluente natural. Henrique só ressalta que gostaria de ver a represa bem cuidada pelas autoridades e também pela população. “Fiquei com dó da situação da represa, pelo fato de estar abandonado pela prefeitura, não está dando auxílio para estar prevenindo, tanto a população quanto a prefeitura poderíamos estar fazendo mais para o meio ambiente”, falou.

Já consegui entrevista com o atual prefeito de Americana Omar Najar certo tempo atrás. O posicionamento é de que a prefeitura está preocupada e que gostaria de ter expectativas num futuro bem próximo, o problema é a falta de recursos financeiros para que possa ser viabilizada essa revitalização.

Cabe a nós (população) intervir de uma forma positiva para que possamos fazer crescer cada vez mais a consciência dos cidadãos em meio à esta prática. Quanto mais aliados melhor e quanto mais preservação mais peixes.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário loga abaixo.

Total 12 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

3 thoughts on “Incentivo para a pesca esportiva faz a alegria de todos

Deixe uma resposta