peixe-2
Foto: Mundo Estranho

Esse peixe – que parece de brinquedo – foi descoberto em 1899, quando pesquisadores encontraram um espécime morto. Desde então, a ficha do Chaunacaops coloratus não teve grandes atualizações.  Desde então, nunca mais foi visto.

O bichinho foi localizado novamente somente em 2012, nos mares da Califórnia a mais de 3000m de profundidade. Com o que a câmera robótica conseguiu filmar, os cientistas tiraram muitas conclusões para incrementar o que sabemos da espécie.

Ao contrário do que se pensava, eles não são todos vermelhos como o da foto. Quando nascem são quase transparentes, passam por uma fase azul na adolescência e avermelham-se com a maturidade. Outra habilidade que se desenvolve com a idade é a de andar. Para nadar, esses peixes gastam muita energia, então optam por andar boa parte do tempo. Além de ser um bom modo de economizar energia, andar balança muito menos a água, facilitando a aproximação cautelosa para pegar presas desatentas.

A espécie ainda traz mais um plugin evolutivo interessante. Eles têm uma pequena vara de pescar entre os olhos. É uma pequena extensão com uma estrutura chamada esca na ponta. Com isso, o peixe atrai peixes menores para perto da boca e janta sem muito esforço.

 

Da redação com informações do site Mundo Estranho

Total 5 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

One thought on “Peixe descoberto há 113 anos é filmado pela primeira vez

Deixe uma resposta