Milhares de peixes apareceram mortos em córrego do rio Tietê, em Salto (Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Conti)
Milhares de peixes apareceram mortos em córrego do rio Tietê, em Salto (Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Conti)

Um córrego que desagua no rio Tietê, em Salto (SP), amanheceu coberto por milhares de peixes mortos neste sábado (29). O registro foi feito pelo torneiro mecânico Paulo Conti, no córrego do Ajudante, que fica no bairro Três Marias. Segundo ele, a morte dos peixes aconteceu após a “água preta” que tomou conta do rio, na quinta-feira (27).

De acordo com o torneiro mecânico, os peixes fugiram para o córrego para tentar sobreviver. Conti registrou na quinta-feira, em vídeo, centenas de peixes tentando respirar no córrego (veja o vídeo ao lado). Segundo Paulo Conti, muitos peixes estavam agonizando. “Eu flagrei eles tentando respirar. É triste. É lamentável uma situação dessa na cidade”. Nesta sexta-feira (28), o Tietê amanheceu com a água marrom.

“Ali tem vários peixes. Tem mandi, lambari, bagre, cascudo. Também tem o Corimba, com tamanho acima de 50 centímetros, que deve pesar mais de um quilo cada”, comenta Conti. O torneiro mecânico e ex-pescador conta que não é um “estudioso”, mas gosta de acompanhar a história do rio e ressalta que nunca viu algo tão trágico para o meio ambiente.

“Eu já tinha visto algo semelhante na cidade, já houve fato anterior parecido com isso, por causa da água suja, mas não nessa quantidade de peixes. É uma perda incalculável.”

Conti acredita que não conseguirá ver o rio novamente limpo. “Eu nasci em Salto. Quando garoto, via as pessoas pescando e fritando o peixe logo alí, ao lado do rio, para comer. Era limpo. Hoje, com 45 anos, não sei se verei novamente essa situação”, comenta.

A Secretaria de Meio Ambiente de Salto começou neste sábado a retirar os peixes mortos acumulados no córrego.

Total 8 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

3 thoughts on “Peixes mortos em córrego de Salto

  1. Michael says:

    Boa noite!
    Moro em Salto e trabalho em uma empresa que capta água do Tietê, nesta ocasião descrita na reportagem foi uma descarga de fundo de barragem feita nas barragens antes de Salto, a água do rio ficou preta como se fosse um lodo e até onde eu fiquei sabendo ninguém foi punido, por mais que o rio esteja poluído temos que preservá-lo, estamos a 100 km de São Paulo e o rio aqui tem tilápias, piaus, curimbas, lambaris, pacus e diversas especies de bagres, pena que infelizmente são impróprios para o o consumo humano, o pior que não foi a 1° vez que aconteceu só foi a mais destrutiva.

Deixe uma resposta