Crédito: Guilherme Kodja/Iniciativa ProMar
Crédito: Guilherme Kodja/Iniciativa ProMar

Quatro tubarões foram encontrados mortos presos a uma linha de pesca fantasma, localizada nas proximidades da Laje de Santos, neste domingo (20). A aproximadamente 40 quilômetros da costa da Baixada Santista, o local é protegido por leis ambientais e é considerado um santuário marinho.

Um tubarão-martelo de quase 1,5 metro de comprimento estava entre os animais achados já sem vida. Duas tartarugas-verdes estavam com as nadadeiras presas aos anzóis, mas foram libertadas. Assim como duas rêmoras (peixes de menor porte) que, apesar de machucadas, também foram devolvidas ao mar.

 A localização da linha ocorreu dentro do Parque Marinho por mergulhadores que realizavam um passeio turístico. O material foi identificado como um espinhel pesqueiro de quase 300 metros de comprimento. Trata-se de um cabo, onde são presos outros menores, com anzóis metálicos com iscas.
Crédito: Guilherme Kodja/Iniciativa ProMar
Crédito: Guilherme Kodja/Iniciativa ProMar

O monitor ambiental subaquático, Lúcio Moreira Lima Junior, que estava a bordo da lancha Pé de Pato, participou do resgate dos animais ainda vivos e da retirada

do material do mar. “É algo triste, revoltante, principalmente por ser proibida a pesca neste local. Pelo menos, salvamos as tartarugas”, falou.
O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS) é único em toda costa paulista. Lar de mais de 200 espécies de animais, está assegurado contra qualquer tipo de pesca por ser considerado um berçário. A área de proteção supera os 50 milhões de metros quadrados (ou 5 mil hectares).
 A Polícia Militar Ambiental (PMA), assim como a gestão do parque foram notificadas sobre o ocorrido. Por se tratar de um objeto de pesca fantasma, levado à Laje por meio da força das correntes, as autoridades acreditam ser difícil identificar responsáveis e puni-los pelos danos ambientais.
Da redação com informações da Tribuna
Total 5 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

2 thoughts on “Pesca Predatória: Tubarões são encontrados mortos em linha de pesca em Santos

Deixe uma resposta