Por Sara Cardoso, Inter TV Costa Branca

Pescadores de Upanema, município do Oeste potiguar, denunciam a prática de pesca irregular na barragem de Umari, terceira maior do Rio Grande do Norte. O reservatório é fonte de renda para cerca de 500 pescadores cadastrados, porém a falta de fiscalização tem prejudicado a criação de peixes.

A variedade é grande: tilápia, curimatã, tucunaré, pescada, sardinha, entre outros. Porém, por causa da pesca predatória, os pescadores regulares estão sofrendo com o sumiço dos peixes. “Estão pescando clandestino, pegando peixinho miúdo”, relatou o pescador Valderino Francisco das Chagas.

Pesca irregular prejudica pescadores cadastrados em Upanema (Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução)

Pesca irregular prejudica pescadores cadastrados em Upanema (Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução)

Devido a isso, Luís Lopes de Araújo, pescador há 20 anos, já está pensando em procurar outro emprego. “Caçar outro serviço, trabalhar. A gente esperava sobreviver dela [barragem] porque ela encheu, aumentou muito peixe, mas tá sendo destruído”.

O pescador também informou que conseguia vender de R$ 200 a R$ 300 de peixe por semana. Agora, não consegue esse valor nem em um mês inteiro. “Queremos uma fiscalização severa para ver se melhorava pra gente”, pediu.

No início deste ano, a barragem chegou a ficar com apenas 12% da capacidade. Mas, com as chuvas de abril e maio, o volume subiu para 46%, aumentando a quantidade de peixes e a qualidade da água.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

One thought on “Pescadores denunciam pesca irregular em barragem de Upanema, no RN

  1. Portal-da-Pescaria says:

    É uma Pena que isso ocorre em todos os estados brasileiros, ainda mais no Nordeste onde por muito tempo faltou água e agora que a água voltou estão destruindo os peixes, fica dificil assim para os pescadores sobreviverem , estarei indo pescar logo logo após cegar o kit de pesca que comprei na loja http://www.hadermnagazine.com.br

Deixe uma resposta

CLOSE
CLOSE