Hoje vamos falar sobre Piranha. A pesca desta espécie não vale muito na verdade para os pescadores, é chegada a ver como um estorvo na busca por outras espécies, principalmente espécies de couro como Pintados, Cacharas, Piraíbas, Pirararas, etc…

Como disse em meus primeiros posts e gosto sempre de ressaltar, converso muito com biólogos e leio bastante sobre minhas matérias que posto, porém não sou especialista, sou Jornalista e pescador amador esportivo.

Quando você arma uma vara na espera para a pesca de peixes de couro ou outras espécies, a Piranha sente-se atraída, mas por quê?

A Piranha é sem sombra de dúvidas uma espécie predadora e tem uma função extraordinária no meio ambiente. Faz a função de um “lixeiro” dos rios. Ela percebe outra espécie machucada, indefesa, sangrando ou até morta e vai fazer digamos sua “limpeza” no ambiente, comendo aquela espécie fragilizada e que por via das dúvidas polua o ambiente trazendo vírus e bactérias que fazem mal para ela e outras espécies saudáveis. Vale ressaltar, ela também é uma espécie canibal (também se alimenta da mesma espécie).

Concordo que em determinadas situações ela realmente atrapalha a pescaria de outras espécies, mas quando é assim, o que fazer? Não podemos desistir de pescar não é? Ou você muda de ponto de pesca, ou você pesca piranha. Foi o que fiz em minha pescaria na represa de Americana-SP.

Pescar de caiaque é uma delícia e não faz barulho, principalmente pra quem vai sozinho, que é meu caso, mas cansa bastante. Justamente pelo cansaço e dores nos ombros tive que optar nesta pescaria por fisgar nossas “dentuças”. Poço afirmar que pra quem gosta de pescaria e de diversão também é uma delicia e ela briga parecido, tomada as devidas proporções com o Pacú.

Tenham menos preconceito com ela. Sem elas, nossos rios, lagos e represas estariam mais poluídos. A preservação dela também é importante inclusive para outras espécies.

Gostou da matéria? Dê um “gostei” e deixe seu comentário logo abaixo.

Total 29 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?