Por: Marcelo Berlinski

 

Olá pessoal, que bom encontrar vocês por aqui outra vez! 😉

Vamos tratar hoje de um assunto muito importante para uma boa pescaria de praia, vamos falar sobre vara de pesca.

Qual é a melhor vara para pescaria de praia?

Bom, apesar de ter um padrão mais especifico, as varas para pescaria de praia costumam variar bastante nos detalhes, e saber qual é a melhor vara de pesca não é uma resposta tão exata pois existem vários fatores individuais que devemos abordar para sabermos qual é a melhor vara para pescaria de praia para cada pessoa.

Em primeiro lugar temos que saber que tipo de pescaria queremos fazer na praia. Queremos pescar mais na beira da praia? Ou queremos buscar os peixes maiores em uma distância mais longa?

Como geralmente buscamos os maiores peixes na praia, então iremos focar mais nas varas para esse tipo de pesca.

Alguns fatores devem ser destacados em uma vara para pesca de praia, e os principais são, tamanho da vara, material em que a vara foi fabricado e o casting.

Tamanho da vara

Em se tratando de pesca a maior distância, devemos utilizar uma vara com no mínimo 3.60m que pode variar até 4.20 ou um pouco mais. Mas na minha opinião o tamanho ideal é o 4.20m pois proporciona uma ótima alavanca no arremesso e com isso conseguimos jogar mais longe.

Casting da vara

Definido o tamanho, agora devemos verificar um fator que é super importante que é o casting da vara. Ou seja, qual o peso de chumbo mínimo que a vara arremessa e o peso máximo.

Veja abaixo onde localizar o casting da vara

FOTO 2

Na minha opinião o ideal é uma vara com um casting mínimo de 90 gramas com um máximo de 250 gramas. Ok, mais o que acontece que você colocar uma chumbada de por exemplo, 50 gramas em uma vara que tem um mínimo de 90 gramas? Bom, simplesmente o arremesso não vai ter potência e vai cair bem na sua frente pois, a vara seria muito dura para arremessar esse peso de chumbo.

Já se você está utilizando uma vara que tem um casting máximo de 150 gramas e utilizar uma chumbada de por exemplo, 250 gramas, você corre um sério risco de quebrar a vara no arremesso pois, essa vara não foi projetada para arremessar tanto peso.

Então qual seria o peso de chumbo ideal para essa vara por exemplo?

O ideal é ficar entre as 90 e 250 gramas, pois assim, você não corre nenhum tipo de risco. E nesse caso eu recomendaria utilizar uma chumbada de até 150 gramas pois já irá arremessar muito longe e você estará totalmente dentro da margem de segurança da vara.

Então pessoal, vamos prestar muita atenção ao casting da vara para evitar principalmente a quebra da vara ok?

 

De qual material deve ser a vara?

Bom, ainda resta mais um fator muito importante a ser definido. De qual material deverá ser feito a vara para pesca de praia? bom, podemos citar alguns exemplos como, bambu, fibra de vidro, fibra de carbono e grafite.

Logo de cara podemos afirmar que o bambu não é o melhor tipo de vara para pesca de praia pois não possui um bom arremesso e o casting não pode ser muito bem calculado.

FOTO 3

Depois temos a vara de fibra de vidro. Esse tipo de vara ainda não é o ideal pois apesar de uma boa resistência, é uma vara muito pesada e muito dura que também não proporciona um arremesso muito longo.

Em seguida temos a vara de fibra de carbono. Essa sim já é uma ótima opção pois costuma ser uma vara leve, resistente e de ótimo arremesso.

E por fim podemos destacar a de fibra de carbono. Essa seria a top em termos de tudo, ótimo arremesso, vara ultra leve e muito mais fina do que as demais, com a vantagem ser ultra resistente.

Então dentre os quatro tipos de materiais eu recomendo tanto a vara de fibra de carbono quanto a de grafite. Lembrando que a de grafite tem um custo bem mais elevado do que os outros tipos de materiais, mas com certeza, vale cada centavo investido.

Tipo de fixador de molinetes

E por último eu gostaria de falar sobre o prendedor ou fixador (reel seat) do molinete ou carretilha na vara. Temos o do tipo de rosqueado e o do tipo com presilhais.

FOTO 4

Geralmente o modelo mais comum que já vem com as varas é o tipo rosqueado, que não é um modelo ruim, mais com certeza o modelo com presilhas é muito mais prático e seguro.

O fixador de presilhas muitas vezes é chamado de (fixador fuji).

FOTO 6

Bom pessoal, espero ter conseguido colaborar um pouco mais com vocês e tirar algumas dúvidas sobre os tipos de varas para pesca de praia, e quem sabe contribuído na escolha da sua próxima vara para pesca de praia!

E fiquem ligados que vem mais dicas por ai!!! 😉

Duvidas? Utilizem o espaço abaixo e deixem suas perguntas que logo estarei respondendo a todos!

 

Total 118 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

10 thoughts on “QUAL A MELHOR VARA PARA PESCA DE PRAIA?

  1. richardson welsing says:

    gostei muito dessas dicas ,tenho uma sumax katarina telescopica . vi um comentario feito na net por um canal de pesca que dizia que varas telescopicas nao sao boas para praia por nao proporcionar um longo arremesso,a minha e de 3,60mts o que voce pode dizer sobre ela ?,valeu abraço…..

    • ruitaro alexevitch says:

      Marcelo Berlinski – gostaria de dar alguns pitacos…. Ninguém vai mais à praia com varão de bambu.As varas de fibras de vidro são muito resistentes mas muitos pesadas.As varas de fibro carbono e gafrite são excelentes.Mas é um casamento…… Linha/vara/chicote/chumbada/molinete//anzois,/maré/correnteza/pressão atmosférica,sequência de ondas,canais,correntezas, (principalmente para o sul),iscas.Se TU fizer parecer fácil ao invés de estimular pode desestimular.Pescar é uma CIÊNCIA Pena que não seja uma ciência exata.

  2. carlos loyola says:

    Marcelo Quinto, é verdade, nem sempre os peixes estão longes.
    Com relação ao tamanho de vara concordo em genero e numero.
    Nossas pescarias variam, praias e costões,
    Cada momento é um momento.
    Varia, tamanho de vara, peso (chumbo) até velas de carros, procas e etc…
    Iscas as mais diversas possivel,
    Enfim há 20 de pescarias, ainda estamos aprendendo e vamos continuar
    aprendendo e aprendendo, sabemos um pouquinho.
    Um abraço

  3. Marcelo Quinto says:

    Nos idos dos anos 60 só pescávamos com varejões de bambu que não ultrapassavam 4 metros, que tinham que ser levados para fora do carro, e p molinete eram fixados com tiras de borracha de câmaras de ar. Depois vieram as varas de fibra de vidro de origem japonesas e alemãs, grande avanço. Quando chegaram as varas de carbono e/ou grafite aí melhorou muito. Comprei vara de 5 metros para pescaria de praia, sua base de fibra de vidro e o resto de carbono.
    Me surpreendi, faz arremessos bem longos e com pouca força talvez, jeito porque demorei um pouco para conseguir esses arremessos.
    Acho que o uso de varas para pescaria de praia depende muito do gosto de cada um.
    Meu xara Marcelo deveria mencionar os tipos de varas duras, médias e moles(se podemos assim chamar).
    Importante é informar aqueles que iniciam a pratica dessa deliciosa modalidade que o lançar muito longe, nem sempre pega o peixe e depois que se “pega o jeito” com a vara conseguimos arremessos surpreendentes.
    Desculpem pela estória.
    Abraços a todos.

    Marcelo Quinto

Deixe uma resposta

CLOSE
CLOSE